Testes rápidos enviados pelo governo do estado a Boa Viagem estão sendo realizados na zona rural

compartilhar no:

A prefeitura de Boa Viagem anunciou mais uma testagem em massa que realizada neste sábado (20) na zona rural do município com testes rápidos enviados ao município através do Governo do Estado que já distribuiu mais de 220 mil testes para todos os municípios do Ceará.

A comunidade visitada pela equipe ‘Sentinela da Saúde’ foi recreio – que faz limite com o município de Monsenhor Tabosa. Segundo a prefeitura, a ação consiste em dar assistência aos suspeitos da região, medicar e reavaliar pessoas que já foram confirmadas com o COVID-19. A SESA não divulgou os números desta ação antes do fechamento desta matéria, dados que deverão constar no próximo boletim epidemiológico divulgado diariamente.

A Secretaria ainda anunciou que nos próximos dias, distritos receberão testagem em massa para direcionar as buscas de suspeitos sintomáticos no distritos e localidades. O objetivo é identificar contaminantes e conter o avanço da curva de contágio no município.
Continua depois da publicidade

Como funciona os testes rápidos?

Os testes rápidos utilizam uma amostra de sangue da pessoa para detectar a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM e o IgG. O primeiro é considerado um marcador para a fase aguda da doença e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus. Já o segundo é um anticorpo mais específico que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda, indicando que a pessoa está —teoricamente— protegida de futuras infecções provocadas por aquele patógeno.

A amostra de sangue pode ser colhida de duas formas: ou por um furo no dedo ou pela coleta de sangue a partir de uma veia. Neste caso, a parte do sangue analisada é o soro —material obtido após a centrifugação do sangue.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS ATÉ AS 15H deste sábado (20):

NOTIFICADOS: 590

DESCARTADOS: 441

CONFIRMADOS: 114

RECUPERADOS: 52

AGUARDAM RESULTADOS: 35

ÓBITOS: 09

Com informações do Sert News