Quatro prefeitos do Sertão Central já foram contaminados com o coronavírus; relembre

compartilhar no:
Marcondes Jucá e a esposa Lucicleide Jucá: o casal e mais os três filhos testaram positivo (Foto: arquivo pessoal)

Região Central: na luta contra o coronavírus, nem tudo é possível fazer de casa. Por isso autoridades que ficam na linha de frente acabam sentindo as consequências. Prefeitos, por exemplo, estão entre os que já foram penalizados. Um levantamento feito pelo Portal Revista Central apontou que, pelo menos quatro prefeitos de cidades do Sertão Central, testaram positivo para o coronavírus.

O mais recente caso fez como vítima a prefeita Sônia Costa, de Madalena. Ela não deu detalhes de quando fez o teste e quais procedimentos adotou. Nas redes sociais, através de um texto, Sônia se limitou a dizer que, em função do trabalho que a obriga estar na linha de frente, “recebi recomendação médica, para fazer o exame da covid-19, e o mesmo testou positivo”.

Prefeita de Madalena, no Sertão Central, Sônia Costa (Foto: reprodução)

“Informo a todos que me sinto bem, e que permanecerei junto à minha família para cumprir os dias determinados no isolamento social”. A prefeita deve trabalhar de casa durante os próximos dias. Sônia Costa é casada e tem dois filhos. Ela não deu detalhes se o restante da família, por exemplo, também foi infectado com o Covid-19.

Diferente do que aconteceu em Choró, em que o prefeito Marcondes Jucá revelou que, não apenas ele, mas a esposa e os três filhos, foram infectados com o vírus do Covid-19. A confirmação do teste positivo de Marcondes e da esposa, Lucicleide Jucá, e os filhos do casal foi dada pelo próprio prefeito, durante uma live que fez nas redes sociais. Marcondes estava visivelmente abalado e abatido, com uma voz arrastada e mostrava sinais de clara preocupação.

“Estamos em casa neste momento, se recuperando e tomando a medicação que o médico passou. (…) E eu quero transmitir neste momento para o povo do Choró que é sério esse vírus que estamos passando por muita dificuldade”. Os testes, de acordo com o próprio Marcondes, teriam sido realizados na última segunda-feira (1º), e o prefeito iria cumprir uma recomendação de passar 12 dias em casa.

Aline Vieira, prefeita de Boa Viagem

No início de maio, foi a prefeita Aline Vieira, de Boa Viagem, que se tornou vítima do Coronavírus. No dia 3 do mês passado, também utilizando as redes sociais, ela esclareceu o fato. “Não apresento sintomas, por medida de prevenção estarei em isolamento, sem contato com as pessoas e realizando o meu trabalho através da internet”.

Aline recebeu mensagens de várias pessoas através das redes sociais. Ela cumpriu o isolamento social, se curou e retornou ao trabalho no último dia 18 de maio.

Rosário Ximenes, prefeita de Canindé, foi a primeira gestora do sertão central que testou positivo para o novo coronavírus. Ela confirmou que fez o teste e que estava infectada no dia três de abril. “Assim pelo compromisso e responsabilidade que os gestores públicos devem ter com a população, permanecerei em quarentena, seguindo as recomendações médicas e em isolamento domiciliar”.

Ela também não tinha apresentado nenhum sintoma, mas resolveu realizar o teste por medida de precaução. Assim como os demais gestores, Rosário ficou curada e retornou ao trabalho cerca de três semanas depois.