Presidente Jair Bolsonaro chega ao Ceará nesta sexta (26) para participar de solenidade da chegada das águas do São Francisco

Chegada das águas está marcada para o meio-dia (Foto: Agência Brasil)

O presidente da república decolou vôo às 7h45 desta sexta-feira (26) para, logo mais às 9h30, desembarcar pela primeira vez em terras cearenses. Bolsonaro vai participar de uma solenidade que marca o início da chegada das águas da transposição do Rio São Francisco. A programação deve durar por toda a manhã e o presidente volta à Brasília a partir de uma da tarde.

O acionamento da comporta do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco, acontece no município cearense de Penaforte. Com a abertura da comporta, as águas que já abastecem o Reservatório Milagres, em Pernambuco, passarão pelo Túnel Milagres, na divisa dos dois estados, chegarão ao Reservatório Jati e seguirão, por fim, até a Paraíba e o Rio Grande do Norte.

De acordo com a agenda presidencial, a chegada ao Ceará está marcada para às 9h30, quando Bolsonado desembarca no aeroporto de Juazeiro do Norte. Dez minutos depois, ele faz um sobrevoo pelas obras da Ferrovia Transnordestina, que deve durar cerca de uma hora. O acionamento das comportas da Estrutura de Controle de Milagres, só está marcado para às 11h. A solenidade deve durar cerca de 40 minutos e ao meio-dia as águas do velho chico devem, finalmente, chegar ao Ceará.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), ainda avaliava, até a tarde desta quinta-feira, se deveria participar da inauguração ao lado do presidente. O encontro com Camilo consta de agenda oficial de Bolsonaro, foi confirmado por aliados do presidente. Mas a agenda do governador para sexta-feira, no entanto, ainda não foi fechada, e o petista não decidiu se estará presente ao evento.