MPCE investiga gastos na saúde durante a pandemia em Quixadá e mais cinco municípios da região

compartilhar no:
Unidade de referência para Covid-19 Quixadá (Foto: divulgação/prefeitura de Quixadá)

Região Central: um total de seis municípios localizados nesta região do Ceará estão sendo alvo de ações do Ministério Público do Ceará (MPCE), que investiga a utilização de recursos financeiros aplicados em ações no combate ao coronavírus nos respectivos municípios. Quixadá, Quixeramobim, Boa Viagem, Caridade, Mombaça e Pedra Branca foram alvo de ações do órgão essa semana.

De acordo com o MPCE ao todo mais de 70 municípios foram alvo de procedimentos instaurados para fiscalizar recursos da saúde, sobre os contratos de aquisição de bens e serviços para o combate à pandemia. Os procedimentos são oriundos de representações e de denúncias recebidas pelas Promotorias de Justiça, órgãos de apoio e de investigação, e Ouvidoria do MPCE.

Até esta terça-feira (02), já foram instaurados 134 procedimentos em 72 municípios cearenses: Acarape, Acaraú, Acopiara, Amontada, Aracati, Araripe, Arneiroz, Aurora, Barbalha, Barreira, Barroquinha, Baturité, Bela Cruz, Boa Viagem, Caridade, Caririaçu, Caucaia, Cedro, Chaval, Chorozinho, Coreaú, Crato, Cruz, Eusébio, Farias Brito, Forquilha, Fortaleza, Fortim, Graça, Hidrolândia, Ibiapina, Icó, Iguatu, Independência, Itapajé, Itapipoca, Itatira, Jaguaruana, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Marco, Massapê, Mauriti, Missão Velha, Mombaça, Morrinhos, Mucambo, Novo Oriente, Pacujá, Palhano, Paraipaba, Parambu, Pedra Branca, Pereiro, Potengi, Quiterianopolis, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Saboeiro, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, São Benedito, São João do Jaguaribe, Sobral, Tamboril, Tauá, Trairi, Uruoca, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

Alguns desses procedimentos fiscalizam a instalação de hospitais de campanha, a compra de respiradores, de testes para COVID, de EPIs e de outros insumos e a distribuição de cestas básicas, entre outras contratações. “Todas as suspeitas que chegam ao conhecimento do MPCE são encaminhadas para os promotores de Justiça, que realizam todas as diligências necessárias para chegar à verdade dos fatos. Como estamos em um ano eleitoral, o Ministério Público precisa ter o máximo cuidado para evitar que as suas ações sejam usadas para influenciar as campanhas municipais. Porém, nada nisso nos impedirá de cumprimos com a nossa missão”, declarou procurador-geral de Justiça Manuel Pinheiro.