Mombaça e Piquet Carneiro decretam lockdown a partir desta quinta (25) contra coronavírus

compartilhar no:
Mombaça: medida deve durar durante cinco dias (Foto: Mombaça Online)

Região Central: duas cidades desta região do Estado, estão entre os cinco municípios do Ceará que frente aos altos índices de proliferação do coronavírus, decidiram por conta própria adotar o lockdown. São elas: Piquet Carneiro e Mombaça. As outras três cidades que já decidiram entrar no mesmo sistema são Iguatu, Cariús e Quixelô.

Nestas cinco cidades, incluindo as duas da região Centro, os números do coronavírus crescem vertiginosamente. Autoridades em saúde das cidades lutam para buscar medidas que possam funcionar de forma enérgica contra o vírus, mas a resposta para tentar frear o alastramento do vírus é entendida como fraca e por isso o lockdown foi decretado.

Em Mombaça o lockdown deve durar cinco dias, a começar a partir desta quinta-feira (25). POr conta da medida estabelecimentos comerciais terão o horário de funcionamento alterado. Supermercado, bancos e lotéricas, casas de frutas, frigoríficos e lava jatos só devem ficar aberto nesta sexta (26) e na próxima segunda-feira (29) até às três da tarde. No sábado e domingo, vendas de água e gás e farmácias também terão o horário de funcionamento alterado.

“Lockdown” é uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Ela vem sendo usada frequentemente desde o agravamento da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Embora não tenha uma definição única, o “lockdown” é, na prática, a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social – uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa. Cada país ou região define de que forma este fechamento será feito e quais são os serviços considerados essenciais, que continuam funcionando.