Ibicuitinga e Deputado Irapuan Pinheiro são os únicos do Sertão Central contemplados no Garantia Safra

compartilhar no:
Propgrama beneficia agricultores que tiveram, comprovadamente, perca de 50% da safra em função de enchente ou estiagem (Foto: Divulgação/Embrapa)

Região Central: os municípios de Deputado Irapuan Pinheiro e Ibicuitinga foram os únicos dois do Sertão Central que terá agricultores contemplados com o Garantia Safra. O benefício é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios que registraram perda de safra.

Em Deputado Irapuan Pinheiro 827 agricultores vão receber o benefício. Já em Ibicuitinga serão 620 agricultores contemplados. Os pagamentos serão realizados a partir do mês de junho de 2020, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Cada agricultor receberá do governo federal o valor de R$ 850. O valor é disponibilizado para saque através do cartão do Garantia Safra e a data obedece o número final do NIS dividido em até cinco parcelas, mas em função da pandemia do novo coronavírus, o valor será liberado todo de uma só vez.

Além de Deputado Irapuan Pinheiro e Ibicuitinga foram contemplados no Ceará as cidades de Acaraú, Itapipoca e Paracuru. “São agricultores que estão em pequenas propriedades com tamanho de área de 0,6 hectares até 5 hectares e que plantam milho, feijão, algodão, arroz ou mandioca. E ao sofrer perdas acima de 50% esses agricultores recebem um benefício do programa para que possam comprar alimentos ou insumos para sua propriedade”, explicou Pedro Loyola, diretor do Departamento de Gestão de Risco do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.