Finalizada operação de transferência de água do açude Fogareiro para a barragem Quixeramobim

compartilhar no:
Ocorrida ainda no período chuvoso, a manobra ocorreu sem perdas ao açude Fogareiro. Foto: divulgação

A transferência de água do açude Fogareiro para a barragem de Quixeramobim, no Sertão Central cearense, apresentou desfecho positivo após pouco mais de um mês de operação assistida. Pautada pelo rigor científico e embasado em simulações técnicas da Cogerh, a manobra foi finalizada na última sexta-feira (12) e garantiu o reforço necessário ao abastecimento hídrico da cidade de Quixeramobim e ao Hospital Regional do Sertão Central.

Ocorrida ainda durante o período chuvoso e aproveitando o fluxo contínuo do rio, a operação resultou em um aporte da ordem de 3,1 milhões de metros cúbicos de água para a barragem de Quixeramobim. Encerrada a operação, o reservatório registra hoje um volume armazenado de cerca de 5,6 milhões m³, valor que corresponde a 71% do total acumulado.

A transferência ocorreu sem maiores perdas para o açude Fogareiro, num comparativo de antes e depois da operação. “No dia 01 de maio de 2020 o volume armazenado no Fogareiro era de 17.796.956 m³ (15,08 %). Transcorrido os 42 dias de operação o volume acumulado é de 18.733.562 m³, 15,88% do total”, apontou o gerente da Cogerh em Quixeramobim, Paulo Ferreira, sobre os resultados da manobra.

O momento exato para o início da transferência hídrica foi peça chave para o sucesso da operação. A companhia optou por liberar a água ainda no período chuvoso, aproveitando o fluxo no rio. “Em operações assim, nós sempre avaliamos o melhor momento para que seja feita a transferência, de forma que ocorra tudo com segurança, tanto para quem está recebendo, quanto para quem está liberando água. No caso de Quixeramobim, conseguimos uma eficiência de cerca de 90%, enquanto que se o esforço tivesse sido realizado no segundo semestre, este índice dificilmente chegaria a 50%”, explicou o diretor de Operações da Cogerh, Bruno Rebouças.

Comitê de Bacia do Banabuiú

A estratégia emergencial foi dialogada, em tempo, com a diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica do Banabuiú e com representantes da Comissão Gestora (CG) do Sistema Fogareiro-Quixeramobim durante encontro virtual realizado em meados de abril. Na ocasião, foram apresentadas as justificativas e os parâmetros para a liberação de água do Fogareiro.