Bolsonaro chega ao Ceará; Governador Camilo Santana confirma que não participa da agenda com presidente

Avião da comitiva presidencial já aterrisou em Juazeiro do Norte antes das dez da manhã (Foto: Flávio Pinto)

O presidente da república, Jair Bolsonaro, já está no Ceará. De acordo com a Rádio O Povo CBN Cariri, o avião com a comitiva presidencial, aterrisou no aeroporto de Juazeiro do Norte por volta de 9h50 da manhã desta sexta-feira (26). Bolsonaro participa de uma vasta agenda no estado, tendo entre o principal compromisso a solenidade que marca o início da chegada das águas da transposição do Rio São Francisco ao estado.

De acordo com a Rádio CBN, uma grande quantidade de apoiadores do presidente Bolsonaro se aglomeram em frente ao aeroporto de Juazeiro do Norte. O local foi isolado por medidas de segurança. Os apoiadores têm a expectativa que o presidente possa ir até o lado de fora e cumprimentar o público, mas o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) não confirma o ato.

Mais cedo, o governador Camilo Santana anunciou em seu facebook que não vai participar do ato presidencial no Cariri. Ele tinha sido convidado pela comitiva de Bolsonaro para participar da solenida e teria uma breve reunião com o presidente, mas até o fim da noite de quinta-feira (25) ainda não tinha confirmado a agenda. Camilo Santana justificou que deixará de comparecer ao ato, em função da pandemia do novo coronavírus.

“Só após superarmos este grave momento de pandemia, que já atingiu mais de cem mil irmãos e irmãs cearenses, deverei voltar ao local da transposição, para ver de perto as águas do São Francisco já no nosso Cinturão das Águas, por onde seguirão para garantir segurança hídrica para a população cearense”. Na mesma postagem o governador agradeceu ao ex-presidentes do País e citou nomes como o de Lula e Dilma, opositores de Bolsonaro.

“Hoje é um dia importante para o nosso Ceará: o dia da chegada das águas do Rio São Francisco, uma obra de imensa relevância para nosso estado. Que foi concebida e tocada no Governo Lula, com o apoio do ex-ministro Ciro Gomes, e continuada pelos Governos Dilma, Temer e, agora, Jair Bolsonaro. Agradecemos a todos pela contribuição para o desenvolvimento dessa obra histórica para o Nordeste”.

O presidente participa do acionamento da comporta do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco, no município cearense de Penaforte. Trata-se da primeira visita do presidente ao Estado, que estará junto do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. A cerimônia marcará a chegada das águas do Rio São Francisco ao Ceará, através das obras da transposição.