Após denúncias de assédio por estudantes, Prefeitura de Quixadá diz que investigará crimes

compartilhar no:
Página do Instagram já ultrapassa a dois mil seguidores com dezenas de mensagens (foto: reprodução)

Quixadá: a prefeitura de Quixadá se posicionou através de nota em seu site afirmando combater e ser contra as práticas de abuso sexual sofridas e denunciadas por ex e atuais aluno(as) de escolas de Quixadá por parte de professores. “Ao tomar conhecimento, através de um perfil no Instagram, de denúncias de possíveis abusos e assédio, a Prefeitura de Quixadá, reafirma seu compromisso com a defesa integral da vida e repudia toda e qualquer forma de violência”.

A denúncia foi feita pelo portal Revista Central no último sábado (6). Em um perfil criado anonimamente na rede social instagram, alunos e ex-alunos denunciam a prática de abusos por parte de educadores. Os casos são chocantes. Com o nome de “Quixadaexpos”, o perfil objetiva que pessoas possam fazer denúncias diversas, especialmente, relacionadas a abusos nas escolas públicas e particulares da cidade de Quixadá.

“Espero dar coragem a alguma de vocês pra contar suas histórias, precisamos de muita pra falar disso. Sua história merece ser contada”, destaca a conta no Instagram. Narra ainda que a conta tem a intenção de unir relatos de pessoas que, de alguma forma já sofreram ou sofrem assédios ao longo da vida.

Uma ex-aluna de uma escola chegou a dizer que seu professor lhe assediava corriqueiramente, inclusive pegando em suas partes intimas. Muitas alunas disseram para a página, que elas diariamente são assediadas por educadores e recebem propostas mais indecentes que se possam imaginar. Homens também tiveram a coragem de expor assédios, como “fulano” citou ao aceitar uma carona e o professor teria pego em seu pênis.

A prefeitura de Quixadá disse, em retaliação às possíveis práticas, que “Qualquer denúncia envolvendo agentes públicos será adotada medidas legais para investigar e no caso de comprovação punir os responsáveis por tais atos conforme determinação legal vigente”, e que ” a importância de toda e qualquer forma de denúncia de exploração, assédio e abuso seja ela de qualquer natureza”.

“A gestão rechaça veementemente qualquer tipo de violência e exploração, ao tempo em que reafirma o compromisso com a proteção social de todos, mantendo canais importantes de comunicação, denúncias e assistência profissional, a exemplo da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que cumprem a missão de ofertar ações de orientação, proteção e acompanhamento às famílias em situação de risco pessoal e social, ameaça ou violação de direitos”, disse a prefeitura através de nota.