Quixadá terá de volta médica cubana do Programa Mais Médicos

compartilhar no:

O município de Quixadá está entre as cidades cearenses que receberam de volta um médico cubano por meio do Programa Mais Médicos. De acordo com o Ministério da Saúde, no total 39 profissionais cubanos serão reintegrados ao Estado. No Sertão Central, além de Quixadá a cidade de Senador Pompeu também terá um profissional médico devolvido para atendimento no município.

Yonaris Rodriguez Samon consta na lista do Ministério como a profissional conduzida para prestar seus serviços por meio da Secretaria de Saúde de Quixadá. Não há informações do local em que a médica possa já estar prestando atendimentos. De acordo com a publicação o prazo limite que os médicos tinham para se apresentar aos locais de trabalho era o dia 8 de maio. Isso indica que os profissionais já devem ter retomado as funções nos municípios para onde foram direcionados.

De acordo com a Portaria nº 31, por meio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde será concedido registro único para o exercício da medicina, no âmbito do projeto, aos médicos cubanos “reincorporados em 1ª chamada do Edital nº 9 de 26 de março de 2020”. Conforme o Diário Oficial da União (DOU) os 39 profissionais vão atuar em 34 municípios contando com a Capital.

Em março, o Ministério da Saúde informou que 7.167 médicos já haviam se inscrito no edital do Mais Médicos para o Brasil aberto para reforçar as equipes de saúde em função da pandemia do novo coronavírus (covid-19). A previsão anunciada foi de que até cinco chamadas seriam feitas, sendo que médicos cubanos poderão ser convocados após a 3ª chamada.