Mesmo com queda nos repasses da União, Banabuiú mantém serviços essenciais e ações de combate ao coronavírus

compartilhar no:
Ações de enfrentamento ao coronavírus em Banabuiú. Foto: Assessoria de Imprensa

Banabuiú: A pandemia causada pelo coronavírus começa a surtir os primeiros efeitos na economia do setor público. Valores repassados aos municípios de todo o País pela União foram menores no mês de maio mas mesmo assim, algumas cidades têm se destacado por conseguir manter obras, projetos e iniciativas de enfrentamento ao Covid-19.

No Sertão Central, entre as cidades de destaque está Banabuiú. O Município segue realizando diariamente ações como barreiras sanitárias, fiscalização no Centro, adquirindo insumos e materiais que possam garantir proteção e segurança aos profissionais que estão na linha de frente, e tudo isso, mesmo tendo recebido valores bem menores do que o habitual.

De acordo com o prefeito da cidade, Edinho Nobre, a primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de Maio, chegou às contas públicas com uma redução de 30%. Em uma rede social, Edinho também afirmou que o repasse do ICMS caiu, chegando a ter uma redução também na casa dos 30%. “Por consequência, os repasses para Educação e Saúde sofreram uma grande queda”, disse.

“Trago essa situação para que os banabuienses saibam que não tem sido uma tarefa fácil, mas não deixaremos de manter os serviços essenciais e principalmente na saúde, para que nossa gente continue protegida através do reforço de nossas ações contra o coronavírus”, afirmou o gestor de Banabuiú.

Conforme a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o primeiro repasse do FPM, destinado a atender as prefeituras brasileiras na última sexta-feira (8), teve uma redução de 34,23%, sem considerar os efeitos da inflação. Foram R$ 3,4 bilhões, sendo que no mesmo período do ano passado, ou seja, em maio de 2019, o valor repassado foi de R$ 6,5 bilhões.

Os valores menores destinados pela União, não é algo que acomete apenas a gestão pública banabuiense. A diferença da cidade tem sido a proeza de fazer mais em uma época onde o que se tem para gastar, seja consideravelmente menor do que os anos anteriores. Nesta semana, a prefeitura instalou disciplinadores e montou uma grande estrutura para abrigar as pessoas que antes formavam filas enormes para ter acesso à lotérica.

Além das ações de enfrentamento ao coronavírus, a gestão segue mantendo obras e serviços essenciais, como a manutenção da limpeza urbana, atendimento médico nos distritos, serviços na área da agricultura que auxiliam o sertanejo e o pagamento do quadro de funcionário em dias. “Estaremos agindo sempre com responsabilidade para que possamos ter um Município forte, equilibrado e de muito trabalho”, frisou Edinho Nobre.