Denúncia: Médico da UPA de Quixadá atesta COVID-19 para morte de idosa, depois do sepultamento muda a causa

compartilhar no:
UPA reconheceu erro e forneceu uma nova declaração de óbito com a causa correta (foto: reprodução/facebook)

Quixadá: Uma denuncia gravíssima que merece toda a atenção da população da maior cidade da região Central cearense e também das autoridades públicas, principalmente do Ministério Público Estadual. Uma jovem denuncia erro na declaração de óbito de sua avó, a aposentada Maria das Graças Silveira, 79 anos, que morava no bairro Carrascal.

A recepcionista Bruna Nunes, 27 anos, usou o seu perfil no facebook para fazer uma denuncia que coloca em dúvida à credibilidade dos números da COVID-19, no município de Quixadá. Ela disse que sua avó “foi internada com sintomas de infecção alimentar e veio a óbito.” Maria das Graças foi internada na noite sexta-feira, 15, e no sábado veio a óbito.

A jovem garante que o médico colocou na declaração de óbito que a causa seria em decorrência do Coronavírus: “Ela [avó] não tinha nem um sintoma de COVID-19, e colocaram na certidão de morte como a causa COVID-19!”

A denunciante disse ainda que apesar do médico atestar como COVID-19, Maria das Graças Silveira foi colocada no caixão, “só com a bata que ela estava internada, não isolaram o corpo.”

Aposentada Maria das Graças Silveira, 79 anos, morava no bairro Carrascal (foto: arquivo pessoal da família)

Mudança da causa mortis

Diante da situação, o filho da falecida reclamou da situação. “Depois que meu tio brigou para saber por que ele tinha dado o laudo, se ela não tinha nem um sintoma, ai vem o senhor médico fala que tinha sido engano, que trocou os laudos e que os nomes eram parecidos”, acrescentou a neta.

Diante de tamanha dor pela perda da matriarca da família, um erro retirou o direito de ofertar um velório digno: “Minha família não teve a chance de se despedir, por conta de um erro”.

A jovem fez um questionamento preocupante, se ocorreu troca de atestados, então a outra mulher que morreu realmente com COVID-19, possivelmente teve velório. “Então a senhora que morreu de COVID ficou exposta, correndo o risco de contaminar mais pessoas,  por falta de responsabilidade”.

Bruna falou com o Revista Central, disse que a Unidade de Pronto Atendimento-UPA de Quixadá providenciou outra declaração de óbito, agora, com a causa morte correta, mas já era tarde demais, uma vez que o sepultamento já ocorreu.

A morte da aposentada foi assunto na reportagem do RC: “Quixadá confirma terceiro óbito por COVID-19 em apenas um dia; já são 6 vítimas fatais”.

A família pretende processar o Município de Quixadá e buscar reparação por danos morais na justiça.

Veja a denuncia no facebook