Canindé decreta toque de recolher a partir das 19h em função do Covid-19 e ruas ficam desertas

compartilhar no:
As ruas ficaram vazias, promovendo um cenário distópico na cidade (Foto: prefeitura de Canindé/Facebook)

Região Central: Parecia cenário de filme: antes badaladas, as ruas de Canindé ficaram vazias no fim de semana. O cenário distópico tem ocorrido já há dois dias em função do decreto imposto pela prefeita Rosário Ximenes, que segue as recomendações do Governo do Estado e impôs um isolamento social rígido. Em função disso, a cidade está passando por um toque de recolher durante a noite.

O resultado desse trabalho são ruas desertas e vazias, um cenário estranho para quem é acostumado a ver a grande movimentação de jovens em bares e pontos de encontro público, como as praças, durante as noites dos fins de semana. O decreto, de nº 24/2020, entrou em vigor deste a última sexta-feira (22) e de acordo com a Prefeitura de Canindé deve durar até o próximo dia 31 de maio. A medida visa frear os números de coronavírus no Município.

Na última sexta-feira (22) e sábado (23), as forças de segurança estiveram nas ruas fiscalizando. As equipes iniciavam os trabalhos a partir das 19h pormovendo um toque de rocolher em pontos estratégicos. Antes do “toque”, rondas da Polícia Militar e da guarda municipal fiscalizavam as ruas a fim de coibir as atividades físicas nas ruas e avenidas.

Em Canindé o decreto assinado pela prefeita Rosário Ximenes afirma que “as pessoas comprovadamente infectadas ou com suspeita de contágio pela COVID- 19 deverão permanecer em confinamento obrigatório no domicílio”. O documento diz que pessoas do grupo de risco, “os maiores de 60 anos, portadores de doença crônica, doentes oncológicos, os com doenças respiratórias, não deverão circular em espaços e vias públicas”. Também deve ser evitado a circulação de veículos particulares.

De acordo com o boletim divulgado no último sábado (24) pela Secretaria de Saúde 282 casos de Covid-19 foram confirmados em Canindé (eram 266 um dia antes). A cidade já contabiliza oito mortes em decorrência da pandemia.