Camilo Santana prorroga decreto de isolamento social em Fortaleza e no interior até 31 de maio

Camilo Santana e Roberto Cláudio durante a apresentação do plano de isolamento rígido (Foto: José Wagner/GovCE)

O governador do Ceará, Camilo Santana, prorrogou por mais 15 dias a validade do decreto que impõe o isolamento social rígido em Fortaleza. Com isso, as medidas agora valem até o próximo dia 31 deste mês. O anúncio aconteceu na noite da última quarta-feira (21) ao lado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

“Nos reunimos com toda nossa equipe técnica e analisamos o grau de isolamento social atingido, o avanço do número de novos leitos, os números de testes no Estado e as projeções de casos e óbitos. O isolamento social é a principal dessas ações. E por isso decidimos prorrogar o decreto de isolamento social rígido até o dia 31 de maio”, anunciou Camilo.

O governador ressaltou que o entre as ações implementadas, o Estado já atingiu 2.139 novo leitos e enfermarias, todos exclusivos à pacientes da Covid-19, sendo que destes, 627 são novas UTIs. Estado que mais testa para o coronavírus, o Ceará já ultrapassou os 75 mil testes feitos, o que reflete também no número de pessoas diagnosticadas, e consequentemente, nos óbitos.

Camilo ainda lembrou dos municípios que vêm registrando, diariamente, um aumento no número de casos por coronavírus e destacou que medidas importantes serão recomendadas para essas cidades. “Para o interior, vamos fazer recomendações para alguns municípios que estão crescendo o número de casos e óbitos, e tudo estará disponível ainda hoje, via publicação do Diário Oficial do Estado (DOE). Faço aqui um apelo aos cearenses, vamos fortalecer esse isolamento social nos próximo dias. Sei que traz transtornos à população, mas quanto maior for o grau de isolamento nesse momento, melhor e mais rápido será nossa retomada da economia, se Deus quiser, a partir do mês de junho”.