Boa Viagem registra aumento no número de óbitos por coronavírus e chega a oito casos

compartilhar no:
Número de mortes por covid-19 subiu para oito na cidade (Foto: Reprodução)

Região Central: Quase duas semanas depois, o número de mortos em função do coronavírus voltou a aumentar no município de Boa Viagem nesta região do Centro do estado. Uma nova pessoa morreu em decorrência do vírus, fazendo a soma de óbitos subir de sete para oito. Os números foram atualizados no boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde na última quinta-feira (28).

A última vez que Boa Viagem havia registrado um aumento no total de óbitos foi no dia 15 de maio. Até aquela data a cidade permanecia com seis óbitos e aumentava para sete. A nova atualização foi confirmada pela prefeitura mas com uma observação: deste total, há quatro mortes que não teriam ocorrido em Boa Viagem. Até a última quinta, antes do boletim ser atualizado, o número de mortes que foram registrados em outros municípios eram apenas três, o que indica que o mais recente óbito também tenha sido em outra cidade.

Estes casos acontecem quando o sistema da plataforma IntegraSUS considera apenas o endereço fornecido na base de dados do SUS de cada paciente, e não o local onde ele esteja residindo atualmente. Assim sendo, uma pessoa que tem na base de dados do SUS a informação de que mora na Delfino Alves, por exemplo, e que possa ter contraído o Covid-19 e vindo a falecer em Fortaleza porque estava morando lá atualmente em função de trabalho, mesmo assim o sistema vai registrar como se óbito fosse de boa viagem.