Quixadá: Funcionários da “Dakota Nordeste” sofrem redução de 70% no salário e jornada de trabalho

compartilhar no:

Quixadá: A medida provisória 936 publicada no dia 1° de abril, permite que empresas afetadas pela crise econômica causada pela pandemia da covid-19, possam reduzir o salário e jornada de trabalho ou até mesmo suspender o contrato de trabalho, e prevê ainda a complementação da remuneração do trabalhador pelo Governo Federal.

Em Quixadá, a MP já surte efeitos diretamente aos trabalhadores quixadaenses. A “Dakota Nordeste S.A.” que está com as atividades paralisadas cumprindo decreto estadual que impede o funcionamento de setores não essenciais, anunciou através de um comunicado que firmou um acordo coletivo com o Sindicado dos Trabalhadores, no qual foi estabelecido a redução da jornada de trabalho e salário dos seus colaboradores no patamar de 70% durante o período de 90 dias (22/04 até 20/07). Alguns funcionários de setores estratégicos não foram afetados pela redução.

Ainda no comunicado, a “Dakota” garante que os trabalhadores atingidos pela redução serão orientados sobre como proceder para garantir a complementação de 70% subsidiada pelo Governo Federal, através do seguro-desemprego.

A empresa complementou ainda que caso ocorram alterações nas recomendações sanitárias, ou o fim do prazo da redução de jornada de trabalho, os trabalhadores serão comunicados imediatamente sobre o possível retorno às atividades.

Investimentos na Terra dos Monólitos

No ano de 2019, a “Dakota Nordeste S.A.” investiu R$15 milhões de reais em uma expansão que previa a geração de até mil novos empregos em Quixadá. Neste período, a empresa contava com 400 colaboradores e uma produção diária de 4.500 mil pares de calçados femininos.

Leia abaixo, na íntegra, o comunicado feito pela empresa: