Bolsa Família de Ibicuitinga: Câmara aprova, mas população será prejudicada

compartilhar no:

Ibicuitinga: Após receber pressão da imprensa e da população, a Câmara Municipal de Vereadores de Ibicuitinga aprovou o “Programa Mais Renda, o Bolsa Família Municipal”, projeto enviado no ano de 2019 pelo prefeito Franzé Carneiro.

Depois da repercussão negativa e da pressão da população, a presidente da Câmara de Ibicuitinga, Doralice Marinho (Dó do Canindezinho), convocou para o dia 10 de janeiro de 2020 uma sessão extraordinária para votar o projeto de lei de nº 019/2019, de autoria do Poder Executivo.

Vale lembrar que o projeto foi entregue em regime de urgência para apreciação dos vereadores no dia 18 de dezembro de 2019, mas que através de uma manobra da oposição e com o aval irrestrito da presidente, Dó, na sessão realizada no dia 27 de dezembro de 2019, a urgência do projeto foi retirada e com isso o projeto não foi aprovado em 2019, como queria o Governo Municipal, tendo em vista que projetos desse tipo não podem ser aprovados e executados em ano de eleição, sendo vedado pela justiça.

Às 09h do dia 10 de janeiro de 2020 (sexta-feira), foi dado início à sessão que tinha como objetivo principal, aprovar ou não, a criação do Programa Mais Renda. Após caloroso debate acerca do projeto, onde de um lado, a oposição e a presidente tentava de todo modo explicar as manobras utilizadas para não aprovar o projeto no ano passado, e de outro, os vereadores de situação se revezavam comentando a revolta da população e defendendo que o projeto que visa garantir uma ajuda financeira de R$ 80,00 para aproximadamente 500 famílias carentes, deveria ter sido aprovado na última sessão de 2019 para ser executado neste ano de 2020.

Ao final da sessão, em resumo, o projeto foi aprovado por unanimidade. Com direito a gafe de vereador na hora do voto, que disse: “mesmo sabendo que o projeto é ilegal, irei votar”. Como um vereador, eleito pelo povo e com o dever de fiscalizar o Executivo, vota pela aprovação de em um projeto “ilegal”? Será que o Bolsa Família do Governo Federal é também ilegal? – esses foram os questionamentos de populares.

De toda forma, existem perguntas mais importantes a serem feitas, numa rede social, um morador bastante revoltado, pede explicação: “Como esses vereadores que manobraram para que o projeto não fosse aprovado em 2019 e com isso, ser colocado em prática e beneficiar 500 famílias carentes, vão conseguir olhar nos olhos das famílias de Ibicuitinga neste ano de 2020? Como esses vereadores vão explicar para essas famílias que elas receberão o benefício somente no ano de 2021?

O que sabemos é que por mera politicagem, 500 famílias que passam necessidades diariamente em Ibicuitinga foram prejudicadas.

Leia mais:
Tristeza: Oposição barra projeto do bolsa família municipal e prejudica população mais carente de Ibicuitinga
Tristeza: Oposição barra projeto do bolsa família municipal e prejudica população mais carente de Ibicuitinga
Em nota, presidente da Câmara de Ibicuitinga explica votação de projeto do Bolsa Família