Quartel dos Bombeiros em Quixeramobim comemora 13 anos da unidade

compartilhar no:
O evento contou com a presença do coronel Luís Eduardo Soares de Holanda. Foto: Divulgação

O quartel da 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), localizado em Quixeramobim, promoveu uma solenidade militar, na manhã dessa quinta-feira (12), em comemoração pelo aniversário de 13 anos da unidade. O evento contou com a presença do coronel Luís Eduardo Soares de Holanda, comandante geral do CBMCE, do prefeito de Quixeramobim, Clébio Pavone Ferreira da Silva, e do comandante dos Bombeiros do Interior,tenente-coronel Anderson Alves Viana.

Por ocasião do aniversário, foram agraciados com o Certificado de Amigo do Bombeiro, o prefeito de Quixeramobim, Clébio Pavone Ferreira da Silva; o secretário de Infraestrutura, Flávio Ravy Ferreira da Silva; o secretário de Assistência Social, Ana Sterfânia Leite Leitão; o presidente do SAEE, Miguel Fernandes de Souza; o coordenador de Vias Públicas, Aílton Alcântara Mendonça; o maestro da Banda de Música de Quixeramobim, Hiago; o mestre de obras, Francisco Nercíno Ribeiro de Souza; o terceirizado do CBMCE, Anderson Lira Nunes; Credfácil, Antônio Félix Fernandes; o representante da Associação dos Profissionais da Segurança (APS), cabo Paulo Neto/Filiado;e o representante da Associação dos Oficiais da Políciae Bombeiro Militar (ASSOF), o Major QOBM Francisco Mauro dos Santos Oliveira.

“Ressaltamos a alegria de todos os Bombeiros Militares que compõem essa Companhia pela nova visão do comando geral do CBMCE, que vem apoiando os quartéis do interior sem medir esforços, com a finalidade de melhorar a operacionalidade dos serviços e motivar a tropa, bem como elevar a autoestima de todos os bombeiros do interior”, ressaltou o major QOBM Haroldo Jorge Aragão Gondim, comandante da 4ªCia/4ºBBM.

Histórico da Companhia
A 4ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (4ª Cia /4º BBM), teve seus trabalhos iniciados na cidade de Quixeramobim em dezembro de 2006, com o então capitão Naum Maurício Gomes, como comandante da unidade militar, e o então cabo Bezerra (in memorian). A sede foi instalada no prédio da Unidade de Segurança Integrada (USI), antigo CSU, o qual sofreu ao longo dos anos algumas alterações em sua estrutura física, de forma que atualmente o prédio se encontra dividido somente entre o Corpo de Bombeiros e a Policia Militar (Policiamento Ostensivo Geral e Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas), todos unidos na missão de salvar vidas.

Nestes 13 anos de atividade, estiveram no comando da unidade, três oficiais: tenente-coronel Naum Maurício Gomes (2006-2015), major Daniel Oliveira Landim (2016) e atualmente o major Haroldo Jorge Aragão Gondim (2017 até o presente momento). Atualmente a 4ª Companhia é composta por 29 bombeiros militares, tendo a frente três oficiais e 26 praças. Possui ainda três viaturas operacionais: ABT-52 (Caminhão para Combate a Incêndios com capacidade de cinco mil litros), o Resgate – 40 (ambulância), a ASP – 24 (Viatura de Busca e Salvamento) e ainda, uma embarcação tipo bote inflável, além de três viaturas administrativas e cinco motocicletas que auxiliam nas atividades administrativas e de fiscalização. As viaturas operacionais dispõem de equipamentos modernos de combate a incêndios, salvamento de vítimas presas em ferragens, salvamento em alturas e aquáticos, e atendimento pré-hospitalar.

O poder operacional abrange a Área Integrada de Segurança 20, formada por 13 municípios da região do Sertão Central: Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Jaguaretama, Milhã, Morada Nova, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole. O Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios (CEPI) tem a missão de zelar pela segurança contra incêndio e pânico, realizando um papel fiscalizador como forma de prevenir e garantir a segurança das edificações e consequentemente da sociedade.

Entre as atividades sociais desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar está o “Projeto Saúde, Bombeiro e Sociedade”, que atende aproximadamente 400 alunos da melhor idade do município de Quixeramobim, com atividades físicas semanais, de baixo impacto voltadas para a melhoria da qualidade de vida.