Programa em Banabuiú vai limpar, reforçar e ampliar cerca de 150 açudes de comunidades rurais

compartilhar no:
Líderes e presidentes de associações comunitárias podem solicitar o serviço, Foto: Assessoria de Imprensa

Região Central: O Município de Banabuiú vai começar uma força-tarefa para limpar e reforçar mais de uma centena de açudes que estão espalhados pelas comunidades e distritos para que estejam em condições melhores no período do inverno. O lançamento aconteceu na manhã desta segunda-feira (25) no Centro do Município. A intenção é concluir o programa antes da chegada do período chuvoso. A iniciativa será desenvolvida com recursos próprios através da Secretaria de Agricultura.

Líderes e presidentes de associações comunitárias podem solicitar o serviço na Secretaria responsável através do preenchimento de um formulário. Uma equipe técnica fará uma vistoria no local para avaliar a necessidade dos casos prioritários e os mais urgentes, serão os primeiros a serem limpos e ampliados. Um levantamento da pasta prevê que cerca de 150 reservatórios possam ser assistidos pela iniciativa a partir desta terça (26) e pelos próximos 45 dias, tempo em que durará o programa.

“Tenho a certeza que vamos ajudar muito o produtor, o homem do sertão, com esse programa. Não é uma água para consumo humano, mas quem vive no sertão, que trabalha com a produção agrícola, sabe que pequenos açudes são importantes para acumular água para o gado, para o rebanho, para a lavoura. Por isso estamos investindo”, afirmou o prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre. O secretário da pasta, Romário Lima, completa falando da otimização do programa. “Esse ano nós pretendemos atender um número muito maior de agricultores. Temos mais maquinários, todos funcionando, temos elementos que nos permita fazer mais. E o Edinho quer ajudar os agricultores. Nós entendemos isso e estamos empenhados”, disse.

Em 2018, o planejamento de recuperar e alargar açudes já tinha sido realizado, mas como não se caracterizava um programa, apenas 40 açudes foram limpos, conforme dados da Secretaria. O número de reservatórios que se busca assistir com o Programa a partir deste ano, deve ser quase 400% maior. Além de limpar áreas sujas e tomadas pelo mato, o Água no Sertão também garante um trabalho de reforço em barramentos.

Ano passado esse trabalho se mostrou necessário quando fortes chuvas encheram rapidamente açudes de algumas comunidades de Banabuiú, trazendo angústia e preocupação. Com o grande acúmulo de chuvas, houve o temor de que açudes arrombassem. Em alguns casos, a água “lavou por cima” da parede. Não fosse o reforço realizado, muitos açudes poderiam não ter suportado a força das águas.