Emocionante: Irmãs biológicas choram ao se reencontrar 62 anos depois, em Quixeramobim

compartilhar no:
Maria Lúcia Xavier Mesquita reencontrou a sua irmã mais velha Maria Regina Oliveira de Sousa(foto RC)

Região Central: Uma tarde de muita emoção e choro de felicidade daqueles que presenciaram o lindo reencontro de duas irmãs, separadas há 62 anos. Graças ao Revista Central e a tantos outros colaboradores, a missão Maria Lúcia Xavier Mesquita, 70 anos, moradora Itaituba, no estado do Pará, chegou ao fim na tarde desta quarta-feira(20), na cidade de Quixeramobim-CE.

Reencontro

O reencontro aconteceu no Conjunto Esperança, quando localizamos a dona Maria Regina Oliveira de Sousa, 73 anos. A irmã mais velha. Ao chegarmos na casa da aposentada, perguntamos se ela ainda vendia cosméticos, bastante educada disse que não, em seguida se conhecia a senhora Lúcia, olhou, olhou e ao saber que era sua irmã se abraçaram emocionadas.

Dona Maria Lúcia completou 70 anos no dia anterior e pediu a Deus, um presente: reencontrar a sua família biológica. Ela e a filha Jéssica Mesquita retornariam para o Pará nesta quarta-feira, no entanto, algo maior lhe pedia para ficar um pouco mais em Quixadá.

As irmãs se lembram de quando eram pequenas, brincando na fazenda. A mãe biológica teria tentado procurar a sua filha, mas faleceu sem esse reencontro.

Buscas

Fui criada pelos melhores pais do mundo, a qual sou grata demais, mas eu sempre tive vontade de reencontrar com a minha família biológica”. Para realizar o seu sonho, a filha juntou “umas economias” e decidiram partir para Quixadá, onde a família se separou.

Quando chegou em Quixadá, dona Lúcia disse que queria ir a um salão de beleza, enquanto Jéssica não sabia a razão. Ao tentar adentrar o salão da empresaria Antonia Silveira – conhecida por “Toinha WU” quase sofre uma queda. Naquele momento, encontrou além da empresaria, o advogado Jackson Perigoso, editor do Revista Central, no estabelecimento e pediu para contar a sua história de vida.

Na segunda-feira, foi feito buscas em um cartório, sendo localizado o seu registro de nascimento e entrevista na FM Meio Norte. Com algumas informações e muitas ajudas de pessoas, a equipe foi até a sede de Juatama, após muitas conversas se dirigiu a Fazenda Urucum, sem sucesso, retornou para a sede do distrito, quando um cidadão disse que teria conhecido o pai da dona Lucia, Haga Pinto e Rosa.

Em Juatama, com o apoio da ex-vereadora e líder comunitária Maria Moreira, foi localizada uma parente adotiva da aposentada, no caso da família Mesquita. Acrescentou que era muito amigo dos pais biológicos da dona Lúcia. Contou ainda que ele era vaqueiro da fazenda, depois a família foi morar na localidade de Parelha, em Quixeramobim. Ele teria falecido já idoso e que conheceu os irmãos Lourival e Regina, não sabendo informar dos demais, inclusive o paradeiro.

Na terça-feira(19), o Revista Central divulgou o caso da dona Lúcia e pediu ajuda ao seus leitores. A professora Lúcia Alcântara leu a reportagem, deixando um comentário dizendo que conhecia a família.

Nesta quarta-feira(20), dona Lúcia participou de um programa na Rádio Campo Maior e por sorte, a professora também escutava, então resolveu ligar e passar alguns detalhes.

A equipe foi até a localidade de Parelha, em seguida Olho D’água, ambas de Quixeramobim, quando recebeu uma confirmação fidedigna que a irmã de dona Lúcia é residente no Conjunto Esperança.

Assista o reencontro 

História

O vaqueiro Haga Pinto Braga de Oliveira e Rosa Paulino Oliveira tiveram vários filhos, alguns a dona Lúcia não chegou a conhecer.

A separação de dona Lúcia aconteceu na Fazenda Corisco, que não mais existe e ficava próximo as fazendas Urucum, Serra Branca, Aracê, Aracajú, no distrito de Juatama, em Quixadá.

Os pais adotivos Valdemiro Xavier Mesquita e Elisa de Souza Mesquita, eram padrinhos de dona Lúcia e teriam dito que por conta de uma infecção intestinal causada por leite de cabra, seus pais biológicos resolveram lhe dar. Em 1958, eles deixaram o sertão do Ceará, indo para o Maranhão.

Outros irmãos biológicos

Dona Lúcia vai conhecer outros irmãos, Fátima e Leosmar que moram na cidade de Horizonte; Lourival, Ana Clécia e Laércio, em Fortaleza. Leones mora no estado do Maranhão.

Após o falecimento da primeira esposa, Haga Pinto teve outra família, sendo que dona Lúcia tem outro irmão em Quixeramobim, o radialista Amaurilo.

Empresária Toinha WU, dona Lúcias e sua irmã regina e o editor do RC Jackson Perigoso (foto: RC)

Agradecimentos

A empresária Toinha WU
Professora Helena Torres, que abrigou mãe e filha em sua casa
Rádios FM Meio Norte de Quixadá e Campo Maior de Quixeramobim
Ex-vereadora Maria Moreira, Audénio Moraes, líder comunitário Piti da Juatama.
Professora Lúcia Alcântara e seu esposo Francisco.

Leia mais: Compartilhe: Idosa de 69 anos do Pará procura familiares em Quixadá e Quixeramobim