Banabuiú muda toda frota de transporte escolar e põe fim ao uso do pau-de-arara

compartilhar no:

O início deste mês de novembro em Banabuiú será marcado pelo fim de um dilema de anos: após mais de três décadas em uso e de descumprimento de normas reguladoras, o município de Banabuiú pôs fim ao uso do veículo pau-de-arara para transporte escolar de alunos. O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Edinho Nobre, e confirmada pela secretaria de educação, Imaculada Silveira.

A medida obrigou que todos os responsáveis por rotas adquirissem novos veículos para a prestação do serviço. Graças à mudança, os 26 transportes que compõe a frota escolar do município, entre própria e contratada, é composta por ônibus, micro-ônibus e veículos fechado. São transportes maiores, mais seguros, capazes de acomodar os alunos em acentos mais confortáveis e de qualidade superior ao que existia antes.

Mais do que uma simples iniciativa de gestão pública, o fim do transporte pau-de-arara representa para alunos, também o fim de uma era marcada nos anos anteriores pela insistência no uso de transportes inadequados. Registros históricos apontam que desde o surgimento do Município, que o translado de alunos que moram em comunidades rurais era feito de forma inapropriada. O pau-de-arara era o único meio utilizado.

A secretária de educação, Imaculada Silveira, reafirmou o compromisso de assegurar a qualidade do serviço prestado aos alunos e destacou o papel deles na construção de uma educação de qualidade. “Hoje, 100% de nossa frota ela está começando a mudar, a transformar, e essa transformação é o fim do pau-de-arara, para que nossas crianças sejam incentivadas a vir cada vez mais para nossas unidades escolares, para que elas sejam motivadas a permanecer nas escolas”, pontuou.

Usando uma rede social, o prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, comentou o fim do serviço oferecido através de pau-de-arara e usou palavras como “compromisso” e “dedicação” para retratar o atual momento. “Nossa gestão cumpriu com o prometido de por fim ao veículo pau-de-arara. Agora nossos alunos são levados para a escola em ônibus e micro-ônibus. Há anos que o transporte escolar era feito de modo irregular, e foi somente em minha gestão que nos comprometemos em melhorar essa situação. Firmamos compromisso com os órgãos fiscalizadores e o resultado é toda a nossa frota hoje dentro dos padrões estabelecidos”, disse o gestor municipal.