Quixadá recebe programação da 12ª Bienal Internacional de Dança do Ceará durante a Semana do Município

compartilhar no:
O evento integra a programação oficial da Semana do Município. Foto: Divulgação

A cidade de Quixadá sedia nos próximos dias 24 e 25 de outubro a programação da 12ª Bienal Internacional de Dança do Ceará. O evento integra a programação oficial da Semana do Município e celebra alguns acontecimentos relevantes para a dança, tanto mundial quanto localmente: os 10 anos de morte de Pina Bausch, o centenário de Merce Cunningham, os 30 anos da Cia da Arte Andanças e os 20 anos do Colégio de Dança do Ceará.

Na Terra dos Monólitos a programação terá início às 19h da quinta-feira, 24, com Escola de Dança de Paracuru que ministrará Oficina com Lairton Freitas (Paracuru) no Auditório do Hotel Vale das Pedras. Os participantes receberão certificados.

Na sexta-feira, 25, os quixadaenses são convidados a assistir a sequência de apresentações da bienal, que acontece a partir das 18h na Casa de Saberes Cego Aderaldo. As 18h a bailarina Rosa Primo, apresenta “Iracema”, um espetáculo de dança voltando para o público infantil que parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente.

O público vai apreciar a apresentação dos artistas da Cia de Dança Rastro, de Quixadá, com o espetáculo “O Milagreiro”. Foto: Divulgação

Em seguida, o público vai apreciar a apresentação dos artistas da Cia de Dança Rastro, de Quixadá, com o espetáculo “O Milagreiro”. Manifesto dançante inspirado no olhar feminino que faz uma alerta que embora dançantes e suaves, milhares de mulheres são violentamente agredidas todos os dias. Com traços suaves, movimentos sutis e sensualidade ao movimentar o corpo feminino, apresenta-se a nossa sociedade o milagre de ser mulher.

A visitante Paracuru Cia de Dança envolverá todos no Balé “Parabach”. O desejo de dançar forró de 10 jovens de uma praia no interior cearense, sublinhado pela música de Johann Sebastian Bach. O Balé traz a sensibilidade, a vontade de ver e viver melhor, de alcançar o sublime que tentamos construir ao longo desse tempo.

Além de Quixadá, a programação da bienal circula pelas cidades de Fortaleza, Itapipoca, Pacatuba, Paracuru e Trairi – e além de incluir um grande número de artistas locais, exibe ainda produções de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e também de outros países, a exemplo de Colômbia, Portugal, França, Itália, Alemanha e Reino Unido.