Técnicos do Serviço Geológico do Brasil visitam Quixadá e avaliam instalação de geoparque

compartilhar no:
Os técnicos do Serviço Geológico do Brasil estiveram em Quixadá para avaliar a instalação do geoparque. (Foto: Hotel Pedra dos Ventos)

Revista Central: O município de Quixadá recebeu a visita de técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), os agentes avaliaram a possível instalação de um geoparque no distrito de Juatama, que fica há 18km da sede. Os Geoparques são as regiões que agregam importância histórica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e científica – definidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O coordenador regional do Projeto Geoparks, em São Paulo (SP), Antonio Theodorovicz, explica que, para se enquadrar como geoparque, é necessário que a região possua excepcionalidade geológica com importância científica e características únicas. “A Unesco, com a criação dos geoparques, pretende preservar regiões que contam a evolução dos continentes, a herança geológica da Terra. E, ainda, aliar a preservação, necessariamente, ao desenvolvimento social e econômico dessas regiões por meio do Geoturismo”, explica.

Os geoparques têm importante papel no desenvolvimento econômico do território, e o turismo é uma alternativa de geração de renda para a comunidade. Caso seja definido a instalação do geoparque em Quixadá, este será o segundo em todo o estado do Ceará. Atualmente, o único geoparque instalado no estado é o Geopark Araripe.

A pré-avaliação aponta que Quixadá tem chances reais de ser beneficiada com um geoparque. Um relatório será enviado para a comissão que decidirá a aprovação ou negação do projeto.