Quixeramobim vai às ruas nesta sexta (06) para gritar “Vida em primeiro lugar! Esse sistema não vale!”

compartilhar no:

Região Central: Nesta sexta-feira (06), a partir das 17h na frente da sede do MST de Quixeramobim irá acontecer a concentração para a realização do Grito dos Excluídos e das Excluídas 2019. Com o tema “Vida em Primeiro Lugar” e o lema “Este sistema não vale: lutamos por justiça, direitos e liberdade”. Em todo o Brasil o 25º Grito dos Excluídos será realizado nos dias 6 e 7 de setembro; em Quixeramobim o ato abordará temas recorrentes como o meio ambiente, reforma agrária, educação, cultura, cidadania, democracia e direitos sociais.

Sobre O Grito

O Grito dos Excluídos é um espaço de denúncia, voz e vez de milhares de excluídos e excluídas no Brasil. Foi proposto a partir da 2ª Semana Social Brasileira, da CNBB, em 1994. Acontece em várias cidades do país, sempre no 7 de setembro, com o propósito de fazer um contraponto, uma reflexão sobre o sentido das comemorações da independência do país, relacionando-as com a realidade de vida concreta do povo brasileiro, que enfrenta múltiplas formas de exclusão e o tema da soberania nacional.

A primeira edição do Grito foi realizada em 7 de setembro de 1995, sendo realizado em 170 cidades. A partir do ano seguinte, o evento foi assumido pela CNBB que o aprovou em sua assembleia geral. Hoje, o Grito dos Excluídos é um processo agregador e ecumênico: uma ou um conjunto de atividades, de caráter popular, organizadas por setores de várias igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos da sociedade brasileira.