Quixadá: Mudança nas regras de plantões do hospital Dr. Eudásio Barroso afeta atendimento aos pacientes

compartilhar no:
A clínica médica foi diretamente afetada na noite desta segunda-feira (9), pois estava sem nenhum técnico de enfermagem.

Região Central: Uma recente mudança implementada pela Prefeitura de Quixadá por meio da  Secretaria de Saúde nos plantões do hospital municipal Dr. Eudásio Barroso, está causando déficit no atendimento aos pacientes.

O portal Revista Central apurou que as novas regras para plantões incluem que médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem não podem mais vender ou trocar plantões. A norma afeta diretamente os pacientes, já que alguns destes profissionais trabalham em dois ou mais lugares e acabam faltando. Os profissionais que têm empregos em unidades particulares, optam por faltar onde são concursados, neste caso no hospital municipal.

Na noite desta segunda-feira (9), havia nenhum técnico de enfermagem na clínica médica, somente nesta ala estavam quinze pacientes que foram afetados pela ausência de técnicos. A falta desses profissionais também afeta na aplicação de medicações, ou na prestação de assistência em outros serviços. Em alguns dias, durante a noite, ficam apenas dois técnicos, número insuficiente para atender a população.

Alguns profissionais relatam que esta nova regra é mais uma forma do prefeito Ilário Marques “perseguir” os concursados.

Falta medicamento

Profissionais relatam ainda que falta medicamento no hospital. Tais como: Soro de glicose 5% (500ml), cetoprofeno (anti inflamatório), noripurum (ferro). A ausência destes fármacos afetam diretamente os pacientes que dependem do hospital Dr. Eudásio Barroso.

Carência de técnicos

Com a nova regra implementada, o prefeito Ilário tem a opção de convocar os classificáveis do concurso para suprir a carência de técnicos. Porém no mês de julho, a prefeitura realizou uma seleção pública para a contratação de novos técnicos de enfermagem (e outros cargos), e estes serão, muito provavelmente, os convocados.