Segurança: Cooperativa de Vans Alternativas de Quixadá são alvos de fiscalização do Detran

compartilhar no:
O problema do trânsito no Interior do Ceará é tão grave quanto a falta de segurança pública. Foto: Revista Central

Região Central: Os acidentes de trânsito são hoje a segunda maior causa de morte, não associada, diretamente, a problemas de saúde no Brasil, perdendo apenas para os homicídios. Segundo dados divulgados em janeiro deste ano, nos últimos 12 anos foram mais de 477 mil pessoas mortas e mais de 1,7 milhão feridas nas ruas, avenidas e estradas brasileiras. Resultados alarmantes, que retratam um problema generalizado que tem tomado conta das ruas do país e de todo o mundo.

O problema do trânsito no Interior do Ceará é tão grave quanto a falta de segurança pública. Na maioria das cidades, a fiscalização é precária. Muitas vezes, quem realiza o trabalho dos fiscais do trânsito é a Polícia Militar. Os pátios das delegacias de Polícia e das unidades regionais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estão, muitas vezes, lotados.

Diversas equipes do Departamento Estadual de Trânsito Detran-CE estão realizando fiscalização em frente à Polícia Rodoviária Estadual, próximo a entrada da cidade de Quixadá. Além de carros e caminhões comuns, o maior alvo dessas estradas são as topiques que fazem deslocamento para as cidades próximas, em um intervalo de 1 hora para cada viagem. Muitas vezes as vans vêm com uma super lotação, com vários passageiros em pé, correndo o risco de algo mais grave pelo excesso de pessoas. Crianças, idosos, estudantes, não ficam de fora de uma viagem sem nenhum conforto, o que importa para quem está conduzindo é a maior quantidade de passageiros sendo levados, esquecendo assim, da segurança.