Estudantes do Campus da UFC em Quixadá desenvolvem aplicativo de realidade aumentada

compartilhar no:
O VREye é um aplicativo de realidade aumentada que auxilia pessoas com deficiência que tenham baixa visão, miopia ou outros tipos de dificuldades visuais (Foto: Marcelo Martins)

Região Central: Estudantes do Curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Ceará em Quixadá estão desenvolvendo um aplicativo para auxiliar pessoas com deficiência visual. A equipe do Smart Glasses, desenvolvedora de óculos especiais que detecta obstáculos acima da linha da cintura, agora aposta em mais uma tecnologia assistiva para auxiliar alunos com baixa visão: o aplicativo VREye.

O projeto é desenvolvido pelos estudantes Marcelo Martins da Silva e Jeimison Moreno Lima sob orientação do professor Wagner Al-Alam e da coordenadora do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do Campus da UFC em Quixadá (INOVE), Roberta Dutra.

De acordo com Marcelo Martins, o VREye é um aplicativo de realidade aumentada que auxilia pessoas com deficiência que tenham baixa visão, miopia ou outros tipos de dificuldades visuais. Funciona ampliando a imagem para que as pessoas possam realizar atividades educacionais, como ler ou visualizar gráficos, por exemplo. “Nele é possível configurar o zoom e movimentar a tela de maneira que fique confortável para o usuário”, explica.

O projeto ainda está em fase de testes, mas já participa de concursos e competições nacionais. Os estudantes inscreveram o VREye no V Concurso Apps.Edu, que tem como objetivo diagnosticar problemas que afetam a educação no Brasil e propor soluções tecnológicas para o progresso da educação e do empreendedorismo digital. Se selecionada, a equipe apresentará o aplicativo nos dias 12 e 13 de novembro para uma banca de avaliadores no Congresso Brasileiro de Informática da Educação, em Brasília.

Os estudantes também produziram um vídeo explicando o aplicativo, que funciona por comando de voz. A ideia, segundo Marcelo, surgiu a partir da necessidade de ajudar um colega de curso que possui baixa visão.

SAIBA MAIS – Incubada pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do Campus da UFC em Quixadá (INOVE), a startup Smart Glasses desenvolve tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual. Ela ficou entre as três melhores do Programa Corredores Digitais em 2018 e venceu, ano passado, o Salão do Inventor Cearense com um projeto de óculos com sensores capazes de avisar obstáculos por meio de avisos sonoros e vibrações.

Fonte: Marcelo Martins, integrante da Smart Glasses