Professor da rede municipal de Quixadá e Quixeramobim se destaca ao vivo em Programa da TV Globo

compartilhar no:
Foto: Reprodução Facebook

Região Central: O programa Encontro, da Rede Globo, apresentado por Fátima Bernardes, gravou em Quixadá na última segunda-feira (24). A história de vida do professor Antônio Barbosa, de 28 anos, chamou atenção da apresentadora, o docente comentou um pouco da sua história  e do seu trabalho como educador nas escolas de Quixadá e Quixeramobim. Antônio tem sido uma inspiração para educadores e alunos do Sertão Central do Ceará.

O professor teve uma infância difícil trabalhando com seus pais em uma lavoura na zona rural de Quixeramobim, não teve um acesso fácil a educação, mesmo com as dificuldades, ele conseguiu seus méritos próprios. Sempre sendo aluno de escola pública, o educador conseguiu ser aprovado em 3 concursos públicos, concluiu duas graduações e três pós-graduações, e hoje, é destaque em sua carreira profissional, motivando alunos e companheiros de profissão a nunca deixar de acreditar numa educação que transforma vidas.

No programa exibido ao vivo, o professor comentou sobre sua maneira de ensinar, ele adotou um método de aprendizagem cooperativa com pequenos núcleos de alunos que se ajudam durante os estudos, os discentes formam grupos e mudam a dinâmica da sala de aula tradicional, nada de mesas enfileiradas, os alunos do ensino fundamental acabam compartilhando o conteúdo repassado pelo professor, cada grupo tem um aluno atuando como líder, e quem ensina também aprende mais, essa forma fez com que os alunos aprendessem matemática de uma maneira bem mais rápida e fácil, perdendo a dificuldade de resolver contas de maior dificuldade, como a multiplicação e a divisão.

Leia mais: Jovem de Quixeramobim que teve infância difícil como agricultor é exemplo de professor dedicado

O professor conheceu a aprendizagem cooperativa no ano de 2014 e já trabalhava com seus alunos do ensino médio, depois de começar a ensinar no ensino fundamental, com alunos do quinto ano, o docente percebeu uma maior dificuldade dos alunos em aprender com o método tradicional de ensinar. Antônio comenta que não é apenas o conteúdo que os alunos vão aprender com esse método, eles acabam se tornando também pessoas melhores.

Foto: Reprodução Facebook

 

Você pode assistir a entrevista na íntegra clicando aqui.