Banabuiú investe em reconstrução de estradas; Trecho do mais populoso distrito do município está em fase final

compartilhar no:
A cidade está realizando uma série de reconstruções e recuperações de estradas que levam a comunidades e distritos da zona rural. Foto: Reprodução

Região Central: Em vários municípios cearenses as questões relacionadas à acessibilidade de moradores da zona rural são motivo de transtorno e problemas. Mas há casos que ganham notoriedade por gestões que fazem exatamente o contrário. O mais recente exemplo vem do município de Banabuiú, no Sertão Central. A cidade está realizando uma série de reconstruções e recuperações de estradas que levam a comunidades e distritos da zona rural.

O trecho que dá acesso ao mais numeroso distrito do município, a Barra do Sitiá, é o principal exemplo em Banabuiú. Um convênio assinado pelo prefeito da cidade, Edinho Nobre, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, está permitindo que a estrada seja reconstruída com o recurso de terraplanagem. De acordo com dados da Secretaria de Infraestrutura do Município, quase 30 quilômetros de estrada estão sendo construídos.

Entre as melhorias, a principal delas está no tempo do percurso e na qualidade do trajeto. Agora, além de ser feita em tempo mais rápido, o trajeto é realizado como mais segurança, facilitando o fluxo de pessoas para as cidades de Banabuiú e Quixadá e permitindo o escoamento do comércio local. Todos esses ganhos podem ainda assim parecer coisa pequena para quem mora no Centro das grandes cidades, mas para moradores da zona rural, ter acesso a bancos, escolas e ao comércio diariamente, utilizando estradas como a que existia antes em Barra do Sitiá, era um verdadeiro sofrimento e tormenta.

Foto: Reprodução

O projeto para a construção da estrada foi articulado e conquistado pela atual gestão no ano de 2018. No início de junho, o prefeito Edinho Nobre assinou a ordem de serviço para o início dos trabalhos. De acordo com o gestor, as contrapartidas do Governo Municipal formam o maior pacote de investimentos já feito por uma gestão na história política de Banabuiú, para a construção e recuperação de estradas.

“Esse nosso trabalho é um grande investimento que temos feito, para permitir que nossos conterrâneos que moram longe da cidade, possam também ter assegurados o seu direito à segurança e a acessibilidade. Além disso, eu acho importante dizer que nenhum governante antes teve essa sensibilidade de olhar por essa gente, e agora estamos fazendo isso porque temos compromisso com o povo de Banabuiú”, destacou Edinho Nobre, durante a solenidade da ordem de serviço das estradas.

A força-tarefa projetada pelo município de Banabuiú deve chegar, em breve, em outras comunidades. O trecho de Barra do Sitiá já está em fase final. Tão logo seja concluído, os trabalhos vão se concentrar na reconstrução do trecho que liga o distrito de Ferrolândia a comunidade de Pimenta. Ao todo, cerca de sete mil pessoas, espalhadas por todas as comunidades que terão as estradas refeitas, serão beneficiadas.