Quixadá: V Encontro de Leitores do Sertão Central acontece nos dias 17 e 18 de Maio com programação diversificada

compartilhar no:
A ideia é estimular a leitura e ao mesmo tempo valorizar os escritores da região. Foto: reprodução

Região Central: O Encontro de Leitores do Sertão Central (ELSC) surgiu em 2015, a fim de ser um dos primeiros eventos literários da cidade de Quixadá, com o intuito de abranger todo o Sertão Central cearense e demais regiões, através do incentivo e propagação do ato de ler. É hoje o maior evento literário do interior do estado do Ceará.

A Comissão Organizadora do evento conta com o trabalho voluntário de 14 universitários, todos exercendo com um propósito de promover e realizar o compartilhamento de experiências literárias entre leitores do sertão central, que nem sempre têm a viabilidade de participar de eventos grandes na capital.

O evento, sem fins lucrativos e gratuito, tem uma realização feita através de parcerias com editoras, autores, lojas, blogueiros, instagram literários e algumas instituições de ensino superior que contribuem com o material necessário.

Vale lembrar, que além do incentivo e propagação a leitura, o ELSC tem uma contribuição social muito importante: no ato do credenciamento o evento pede que os participantes doem 2 kg de alimentos não perecíveis, para que seja doado para instituições de caridade da cidade. Em 2019, será realizada a 5ª Edição do Evento e dessa vez, com uma novidade: uma campanha de coleta de sangue em parceria com o Hemoce/Quixadá para os participantes que tenham interesse em doar sangue no segundo dia de programação.

O encontro procura aproximar os jovens, que são o público mais presente no evento, de nossa própria produção literária, fazendo com que nosso patrimônio cultural passe a ser valorizado e os autores da região do sertão Central sejam lidos, com os produtores regionais apresentando seus trabalho para o público.

O evento literário acontece nos dias 17 e 18 de maio de 2019, nas dependências Faculdade de Educação, Ciências e Letras – Universidade Estadual do Ceará (FECLESC), na Rua José de Queiroz Pessoa, 2554, Planalto Universitário – Quixadá-CE, promovendo palestras, mesas redondas, bate papos, oficinas e exposição de lojinhas. A programação mescla o universo literário da ficção e do mundo geek com a nossa cultura e literatura regional.

As inscrições podem ser feitas no site no encontro ou pela plataforma SYMPLA.