Ministério Público deflagra operação na Prefeitura e Câmara Municipal de Quixadá

compartilhar no:
Viatura da Polícia Civil em frente a Prefeitura Municipal (foto: RC)

Região Central: O Ministério Público com o apoio das Polícias Civil e Militar cumpre na manhã desta quarta-feira(24), mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva na cidade de Quixadá. O alvo são pessoas públicas, ligadas a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores. O caso tem ligação com o escândalo de licitação.

Antes das 6h, políticos foram acordados com várias viaturas da polícia em suas residências, entre eles, do prefeito José Ilário Gonçalves Marques, Ivan Benício de Sá – o Ivan Construção, atual presidente da Câmara de Vereadores. Enquanto isso, outras equipes do MP e da polícia fizeram apreensão nas sedes dos poderes Executivo e Legislativo.

Promotores de Justiça do Ministério Público do Ceará estão no comando da operação, através do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).

Até o momento, uma pessoa ligada ao prefeito Ilário Marques foi presa.

“Fiel da Balança” – 16/08/2018

Tudo começou no dia 16 de agosto de 2018, quando a operação intitulada “Fiel da Balança” – determinou o afastamento do prefeito de Quixadá, Ilário Marques,  do cargo por 180 dias, e dos secretário Ana Patrícia Cristina Martins, chefe de gabinete, Francisco Kildary Lobo, secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e José Humberto Torres, responsável pela Controladoria do Município.

Câmara Municipal – 20/11/2018

O Ministério Público do Ceará, com apoio da Polícia Civil, cumpriu mandados de busca e apreensão durante uma operação na Câmara Municipal de Quixadá. Além da interdição da câmara, a operação também cumpriu mandados de busca no sítio do vereador Guto da Glaudisel, na localidade de Riacho Verde, cerca de 10km do Centro da cidade. Na propriedade a polícia apreendeu uma pistola calibre 22, munição e dois pássaros selvagens.

O filho do vereador foi preso no local, autuado por posse ilegal de arma. Guto não estava no imóvel no momento das buscas, mas compareceu na delegacia acompanhado de um advogado para prestar depoimento.

Ilário Marques volta –23/11/2018

O Desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, do Tribunal de Justiça do Ceará, revogou a sua própria liminar que havia afastado do cargo o prefeito de Quixadá, José Ilário Gonçalves Marques(PT).  Foi através de um Agravo Interno, com Pedido de Reconsideração.

Viatura da Polícia Civil em frente ao calçadão da Câmara Municipal (foto: RC)