Editorial do RC: Obrigado Dom Adélio Tomasin, maior benfeitor da história de Quixadá

compartilhar no:
Dom Adélio Giuseppe Tomasin, o maior benfeitor de Quixadá (foto: divulgação)

Editorial: Durante essa semana alguns veículos de comunicação de Quixadá vão dedicar espaço para manifestar seu agradecimento, ao maior benfeitor da história da Terra dos Monólitos: o nosso querido bispo emérito Dom Adélio Tomasin. Esse homem que tanto fez pelo nosso sertão.

No próximo dia 27, esse italiano que tanto já fez por Quixadá completará 89 anos de vida e com um legado que mudou completamente o desenvolvimento dessa terra que ele tanta ama. Cada quixadaense tem por gratidão a obrigação de manifestar seu muito obrigado, seja o aquele jovem que hoje carrega seu diploma de curso superior, o comerciante, construtor, ou seja, todos se beneficiaram com as obras de Dom Adélio.

Muitos dizem que existiu dois “Quixadá”, um antes e outro depois da chegada de Dom Adélio, outros ousam a mencionar que bispo emérito foi o maior prefeito sem nunca ter assumido cargo público.

A verdade seja dita. Graças a esse italiano, que hoje é cidadão quixadaense por lei, muitos jovens têm uma formação superior em virtude de sua louvável atitude em ter construído a Faculdade Católica de Quixadá, que hoje se transformou em centro universitário, além da CISNE – Faculdade Tecnológica de Quixadá e preste a ser inaugurado a FADAT.

Há anos, todo quixadaense que nasce já tem que agradecer a Dom Adélio, pois foi quem construiu o atual Hospital Maternidade Jesus Maria José, que serve toda a região.

Foi Dom Adélio que construiu o Santuário Rainha do Sertão, que além de ser uma casa para religiosos, serve como fonte de renda para o turismo, além da Rádio Cultura.

Dom Adélio pensou naquele que muitas vezes são abandonados e para isso, construiu um centro de recuperação para pessoas viciadas em drogas. A Comunidade Novos Horizontes acolhe há anos dependentes químicos de todas as idades e se mantém com doações de europeus.

Para as crianças carentes, ele construiu a Creche Rainha da Paz, a unidade colabora com a formação dessas crianças desde 1990 e conta com mais de 500 crianças e adolescentes, dos três aos 14 anos.

Para os idosos, Dom Adélio contribuiu o Remanso da Paz, que proporciona momento de lazer e diversão para os anciões da cidade.

Acredito que outras obras foram esquecidas em virtude de sua vasta contribuição para Quixadá. Nesse momento, Dom Adélio já está com uma idade bastante avançada e é preciso lhe agradecer por tudo em vida.

Agora peço uma reflexão: A troco de que esse homem fez tudo isso? Se ele nem se beneficia com nada. Ouso-me a responder: por amor aos pobres desse sertão, pois suas obras são todas voltadas para essa classe, tão abandonada, mas Dom Adélio abraçou.

Hoje, sou Bacharel em Direito, tenho meu diploma Superior e se não fosse a Católica de Quixadá, acredito que não teria conseguido realizar meu sonho de ser advogado, por isso, muito obrigado Dom Adélio.

Finalmente, em Quixadá só existe um pai fora da família, que é Dom Adélio Giuseppe Tomasin.

Obrigado Dom Adélio. Dom Adélio, Deus lhe dê saúde e mais anos de vida para continuar cuidando de nossa gente, de nossa Quixadá!

A gente criou a hashtag #obrigadoDomAdélioTomasin – use em suas rede sociais!

Jackson Perigoso
Editor-Chefe