Encanta Quixadá: Pai e filho vivem de cantorias de viola para preservar a cultura nordestina

compartilhar no:
Marcos Rabelo e e seu filho Márcio Rabelo formam a dupla do repente (foto: RC)

Região Central: O cenário parecia de uma casa típica do sertão, com alpendre, parapeito, porta jenelão da cor verde e ao fundo os cantadores de viola animando o salão, e se fosse no mês de junho, sem dúvida não poderia faltar a canjica, a pamonha e o milho assado na brasa. Foi nesse cenário genuinamente nordestino que pai e filho cantaram e encantaram no Encanta Quixadá, evento promovido pelo Instituto de Viola e Poesia do Sertão Central, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá.

Público comparece para assistir a cantoria como nos tempos passados (foto: RC)

Na noite desta sexta-feira(11), foi realizado mais uma edição do Encanta Quixadá, evento da verdadeira cultura da região, apesar do baixo público, quem foi gostou dos repentes do veterano do Marcos Rabelo e de seu filho Márcio Rabelo. O decano repentista está repassando o seu conhecimento aos filhos, os quais herdam o dom do improviso.

Márcio Rabelo, 26 anos, pretende manter viva a cultura do violeiro na região, inclusive faz dupla com seu pai, e chega até a desafiar o “velho” repentista no improviso, ganha espaço, mas no fim do duelo Marcos Rabelo consegue comprovar a sua autoridade na viola.

Irmãos prometem preservar a cultura do violeiro na região (foto: RC)

Se depender do poeta, os filhos Márcio, Mairlon e Mairton devem firmes e fortes, levando a cultura para esses rincões do sertão.

Para o presidente do Instituto de Viola e Poesia do Sertão Central, Quixadá e demais cidades vizinhas estão cheias de talentos, os quais precisam do apoio da população. O repentista Marcos Rabelo com seus 48 anos, diz que canta desde os 15 e que foi graça a viola, criou todos os filhos. Ele faz cantorias em vários estados nordestinos e nortistas.

O radialista Wanderley Barbosa, presidente da Associação de Imprensa do Sertão Central esteve presente e elogiou o talento da família Rabelo. Para o comunicador é importante que a população preserve sua cultura.

 Assista a apresentação da dupla pai & filho repentista:  

Contato para cantoria (85) 9 9666-3176.