23º Encontro dos Profetas da Chuva de Quixadá será neste sábado(12), na Faculdade Cisne

compartilhar no:
Profetas_chuva
Profetas em busca de conhecimento com a natureza (foto: arquivo RC)

Região Central: O 23º Encontro dos Profetas da Chuva de Quixadá será promovido no próximo sábado(12), dessa vez, o encontro ocorrerá no auditório da Faculdade Cisne, localizada no bairro Jardim dos Monólitos, logo na chegada da cidade para que vem de Fortaleza pela BR-122.

De acordo com a organização, não foi possível o evento no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), como ocorria desde 2016, em virtude dos ataques das facções criminosas as instituições públicas do Estado. Apesar da mudança de endereço, a expectativa que reúna centenas de pessoas a partir das 9h.

Para a edição XXIII espera-se cerca de 30 profetas e profetisas de todo o Estado do Ceará, assim, o evento continua sendo o maior do país em conhecimento empírico. Em Quixadá, existe uma lei municipal que cria o “Dia do Profeta“, no caso, o segundo sábado do mês de janeiro.

A ideia de promover o encontro dos profetas da chuva surgiu em 1996, quando o gerente regional da Cagece em Quixadá, Helder Cortez, e o comerciante João Soares, perceberam o grande número de pessoas que alertavam sobre as chuvas e recargas dos mananciais da região. No I Encontro dos Profetas da Chuva, apenas seis sábios do sertão apresentaram informações que indicam sinais de tempo de chuvas. A dupla criou o Instituto de Viola e Poesia do Sertão Central.

Karen PennesiI e Carla Renata Braga de SouzaII estudaram o evento, em seu artigo, descrevem que “os profetas da chuva têm um conhecimento particular a respeito da manifestação da natureza sobre os sinais de chuva e de seca no Nordeste brasileiro. Esse saber é construído ao longo dos anos através de sua interação com o meio ambiente, bem como por meio do desenvolvimento de experiências e rituais, passados de geração em geração, seja na família ou entre amigos. Os interessados nesse conhecimento, aqueles que têm um vínculo significativo com a terra, aprendem através da convivência, do crescimento de um entendimento próprio e de um conjunto de sinais – as experiências – como construir suas próprias previsões, singularizando-as.

 Sexta-feira-11

Como é tradição, no dia anterior ao evento, o Instituto de Viola e Poesia do Sertão Central promove o Encanta Quixadá, que é um evento cultural com cantadores de viola. Dessa vez, será na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em frente à Praça José de Barros, centro, A partir das 20h.

O festival de violeiros é uma ação complementar ao tradicional encontro dos Profetas da Chuva, que atrai a atenção de todo o país para a “gente simples do sertão”, que carrega consigo dons que permitem a “leitura” dos fenômenos da natureza, proferindo suas profecias sobre a chuva. Tendo em vista que a identidade cultural do cearense possui estrita relação com a cantoria, foi criado o um festival de trovas, repentes e cantorias, denominado Encanta Quixadá. Anualmente, os cantadores apresentam seus repertórios históricos, por meio dos quais improvisam e reatualizam os mais variados temas, respaldados em série de regras para compor pelejas e repentes em diferentes gêneros.

Veja como chegar na Faculdade Cisne saindo da Praça José de Barros – Google Maps