CE tem chuvas em 109 municípios; em Quixadá raio cai no centro da cidade e assusta população

compartilhar no:

O Ceará registrou chuva em pelo menos 109 municípios nesta manhã desta quarta-feira (15), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação foi em Viçosa do Ceará, na Região da Ibiapaba, com 115.0 milímetros.

Em Quixadá, Região Central e Inhamuns choveu apenas 9.6 milímetros, mas segundo moradores entre as 19 e 23 horas a cidade recebeu várias descargas elétricas e ventos. Um morador registrou o momento em que caía um raio no Centro da cidade.

Outras cidades que apresentaram as maiores precipitações foram Missão Velha (77 mm), Ubajara (70 mm), Flecheirinha (65 mm), Ipu (58 mm), Ibiapina (56.5 mm), Araripe (53 mm), São Benedito (49 mm), Ibaretama (48.5 mm) e Barbalha (47 mm).

Chuvas no Nordeste

Funceme informa que de acordo com a imagem do satélite imagem do satélite, das 8h30min local, mostra nuvens em todo o Ceará, principalmente no centro-sul do estado. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no Nordeste, tem seu posicionamento próximo à costa norte do Nordeste brasileiro.

Previsão para semana

Ao longo desta quarta-feira, a Funceme prevê céu nublado com chuvas na Serra da Ibiapaba e no centro-sul do Ceará. Nas demais regiões, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas.

Para quinta-feira (16), nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões cearenses no decorrer do dia.

Já para sexta-feira (17), ao longo do dia, nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e sul do estado. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.