Tribunal Regional Eleitoral inaugura sede da 110ª Zona Eleitoral no município de Banabuiú

compartilhar no:

zona_eleitoral_banabuiu_inauALogo após a cerimônia, as autoridades se dirigiram à sala de atendimento do cartório eleitoral, onde acompanharam o recadastramento biométrico do prefeito de Banabuiú.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará instalou, na manhã desta quarta-feira, 23, a 110ª Zona Eleitoral no município de Banabuiú, que passa a ser sede de zona, de acordo com o processo de rezoneamento implantado pelo TRE-CE.

A solenidade de instalação da nova zona no Cartório Eleitoral de Banabuiú foi presidida pela corregedora regional eleitoral e vice-presidente do TRE-CE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, que destacou “o trabalho dos servidores da Justiça Eleitoral e a colaboração de toda a comunidade de Banabuiú, que ganha neste momento um cartório eleitoral, e a partir de agora seus eleitores poderão fazer o recadastramento biométrico para votar nas próximas eleições municipais”.

De acordo com a desembargadora, entre os dias 14 de janeiro a 18 de março 2016, todos os eleitores de Banabuiú passarão por cadastramento biométrico. Maria Nailde citou que essa desvinculação da Zona Eleitoral de Quixadá foi em virtude de estudos técnicos. O zona_eleitoral_banabuiu_inaumunicípio tem poucos menos e 15 mil eleitores.

A juíza de Direito, Ana Célia Pinto Carneiro foi empossa como a titular da zona eleitoral. Ela disse que era uma honra ser a primeira magistrada da 110ª ZE. O promotor Othoniel Alves de Oliveira assumiu a Promotoria Eleitoral.

O prefeito municipal, Veridiano Pereira de Sales ressaltou a importância dessa conquista para o município. “Agora os eleitores não precisam mais se deslocar com dificuldade a Quixadá, eles serão atendidos aqui em Banabuiú”. 

Estiveram presentes, na solenidade, o prefeito de Banabuiú, Veridiano Pereira de Sales; o vereador Neto Rodrigues, representando o presidente da Câmara Municipal, além de Waltinho, Eneide Saraiva, Urbano, Socorro Bastos, Mazinha; o promotor eleitoral Othoniel Alves de Oliveira, e a juíza de Direito, Ana Célia Pinto Carneitro, que tomou posse como juíza eleitoral da 110ª ZE. Os secretários, Alexandre Lucas, Saúde; Leonardo Lucas, Educação; Raimundo Nonato, Pesca; Marinez Carneiro, SAE; Beto Pordeus, Urbanismo; Simone Sales, Turismo, Gutemberg, Finanças. O ex-prefeito Antonio Sales. Também prestigiaram o evento advogados, juízes e servidores da Justiça Eleitoral, como a chefe do cartório Célia Gurgel.

Logo após a cerimônia, as autoridades se dirigiram à sala de atendimento do cartório eleitoral, onde acompanharam o recadastramento biométrico do prefeito de Banabuiú. O prefeito foi o primeiro a fazer o recadastramento biométrico.

Novas sedes de ZE

O processo de rezoneamento foi iniciado em junho deste ano, com a instalação de zonas eleitorais nos municípios de Ocara e Caridade. Depois, foram instaladas novas zonas em Itaitinga, Horizonte, Caucaia, Amontada, Paraipaba, Eusébio e, agora, Banabuiú. Além desses municípios, Itarema passará a ser sede de zona, no próximo dia 30/9, encerrando o processo, que tem como objetivo a redistribuição do eleitorado e o redimensionamento das jurisdições eleitorais no Ceará para melhorar a qualidade dos serviços nos cartórios eleitorais. 

Este trabalho traz impacto imediato em 9 municípios (Groaíras, Meruoca, Frecheirinha, Porteiras, Cariús, Itapiúna, Farias Brito, Mulungu e Marco), que deixam de ser sede de zona, e em outros 9 municípios (Horizonte, Amontada, Eusébio, Itarema, Itaitinga, Caridade, Paraipaba, Ocara e Banabuiú), que passam a ser sede de zona eleitoral. Além dessas mudanças, Itapipoca perdeu a 123ª ZE (ficou apenas com a 17ª ZE) para o município de Caucaia, que passou a contar com 3 zonas eleitorais (37ª, 120ª e 123ª ZEs). Todos os municípios-termo referentes a essas zonas eleitorais também estão envolvidos no processo de rezoneamento do TRE-CE.

 

 

Escreva algo