Canindé e Quixadá e mais 5 municípios estão em estudo preliminar pelo Programa de Aviação Regional

compartilhar no:

aeroporto_de_quixadaDentre os municípios, três terão terminais construídos do zero: Canindé, Itapipoca e Sobral. Crateús, Quixadá e Iguatu.

Sete municípios do Ceará estão em estudo preliminar no Programa de Aviação Regional do Governo Federal. Essa é a segunda etapa das cinco que o programa inclui.

Portanto, Aracati, Canindé, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Jijoca de Jericoacoara e Quixadá estão em detalhamento do estudo de viabilidade técnica, definição do tamanho da pista, do pátio, do terminal e do investimento necessário para isso. 

Sobral está na finalização da primeira etapa do programa, no estudo complementar. Isso significa que o local ainda não apresenta condições ideais para expansão e, por isso, será construído novo aeroporto. 

{module [270]}

Já Juazeiro do Norte, de controle da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), está na primeira etapa: estudo de viabilidade técnica. É estudada a topografia do local e definido tamanho do aeroporto necessário para atender a região com base em estudos sócio-econômicos. Outros aeroportos são de controle do DER. A Infraero informou, por meio de nota, que foram investidos R$ 2,1 milhões em melhorias no equipamento, em 2014.

Dentre os municípios, três terão terminais construídos do zero: Canindé, Itapipoca e Sobral. Crateús, Quixadá e Iguatu já têm equipamentos operacionais e necessitam de terminal de passageiros, ampliação da pista e seção contra incêndio. “Todo aeroporto para ter voo regular, mais de 60 passageiros, tem que ter nível de combate contra incêndio”, diz Coronel Paulo Edson.

Ele acrescenta que o aeroporto velho de Sobral será desativado e o terreno passará para a União. “Eles quem vão decidir o que vão fazer desse aeroporto”, informa. A estimativa para os terminais novos, diz, é que fiquem prontos em um ano e meio, após burocracias de licenciamento. Para o restante, são oito meses. 

(Beatriz Cavalcante / O Povo)

Escreva algo