Por Ricardo Campos: Câmara Municipal de Quixadá a Casa da mãe Joana?

compartilhar no:

charge_politicos_deitadosA Câmara de vereadores de Quixadá se compara a casa da mãe Joana “o lugar onde todos mandam”.

A expressão “casa da mãe Joana”  teve origem no século XIV, segundo Câmara cascudo historiador, antropólogo, advogado e jornalista foi criada graças a Joana I, rainha de Nápoles e condessa de Provença, que viveu entre 1326 e 1382. Teve uma vida conturbada e em 1346 mudou de residência para Avignon, na França. Alguns autores afirmam que esta mudança ocorreu porque Joana se envolveu em uma conspiração em Nápoles que resultou na morte de seu marido André, enquanto outros indicam que Joana foi exilada pela Igreja por viver de uma forma sem regras e permissiva.

Assim, a Casa da mãe Joana tornou se uma expressão popular que significa “o lugar onde todos mandam”, sem organização, onde cada um faz o que quer. Algo semelhante tem ocorrido em nosso município à Câmara de Vereadores de Quixadá que deveria ser “a Casa do povo,” tornou se a casa de poucos por causa da postura de alguns.

No inicio da gestão o discurso era: “todos nós devemos lutar por Quixadá” palavras do gestor executivo e dos vereadores ligados ao mesmo. Do outro: “nosso papel nesta Casa é fiscalizar rigorosamente o dinheiro público que mais tarde passou a ser o dinheiro do publico. Os interesses do povo ficaram esquecidos estando em pauta apenas o de terceiros, é a situação da nossa casa demonstra está em fase terminal ou no estado de putrefação.

{module [270]}

Com a eleição do cargo a presidente da Câmara o que estava ruim ficou ainda pior, sendo o suficiente para gerar muitos desafetos e alianças políticas questionáveis. Foi uma verdadeira baixaria com queda de braços, rasteiras e tudo que eles achavam ter direito.

No entanto, a resenha que ficou claro neste cenário macabro foi os instintos mais primitivos do ser humano; o individualismo. Como mudar esta situação triste e desconfortável? Resposta: apenas com o voto e nada mais. O voto consciente varre o lixo que está por debaixo do tapete da corrupção, mais do que isso, resgata a confiança na política e nos políticos. Enfim, já chegou à hora de darmos um bom exemplo neste quesito afinal de contas, as eleições já estão à porta e o voto é nossa única arma no momento.

Precisamos votar consciente dizendo não a corrupção e aos corruptores, essa é a oportunidade de vivenciarmos na pratica o exercício pleno da cidadania.

Portanto, diante de tudo que já foi dito não acredito ser irrealista dizer que de fato a Câmara de vereadores de Quixadá se compara a casa da mãe Joana “o lugar onde todos mandam”, sem organização, onde cada um faz o que quer.
   

Ricardo Campos
Coluna Opinião do Leitor
A opinião em destaque expressa somente o pensamento do autor, cujo tem total responsabilidade.

Escreva algo