Prefeito de Quixeramobim vai gerenciar policlínica regional de Quixadá

compartilhar no:

reuniao_consorcio_publico_quixada

Ficou certo que, Cirilo comandará nos dois primeiros anos e o prefeito João, nos dois últimos.

 

A Policlínica do Sertão Central cearense, localizada na cidade de Quixadá, será gerenciada pelo prefeito municipal de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, que disputou, e venceu, o prefeito de Quixadá, João Hudson. A eleição foi presidida pelo secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos.

Ocorreram quatro assembleias gerais para a eleição dos presidentes dos consórcios públicos de saúde das regiões de Aracati, Brejo Santo, Maracanaú e Quixadá. Foram eleitos presidentes, os prefeitos Ivan Silvério – de Aracati, Guilherme Landim – de Brejo Santo, Franklin Oliveira – de Acarape e Cirilo Pimenta, de Quixeramobim. Depois das eleições de outubro, do ano passado, e este ano com o início das novas gestões municipais, já foram eleitos os presidentes de 17 dos 21 consórcios públicos de saúde.

Os presidentes dos consórcios de Crateús, Itapipoca, Canindé e Caucaia serão eleitos amanhã, 15 de março. Os mandatos são de dois anos. Através dos consórcios, o custeio das policlínicas regionais são compartilhados entre o governo do Estado e os municípios, que integram a região da saúde. Também, por meio dos consórcios, o custeio dos Centros de Especialidades Odontológicas é compartilhado pelo Estado e municípios, com apoio também do Ministério da Saúde.

No Ceará, os consórcios públicos de saúde são uma inovação na gestão da saúde pública do Estado. Foram implantados pela Sesa, no governo Cid Gomes, para fortalecer a regionalização e promover a interiorização dos serviços de saúde. A gestão das policlínicas e dos 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) regionais, que integram a nova rede de assistência à saúde do Ceará, é feita através de consórcios públicos, desde as inaugurações. São uma realidade que já está em funcionamento, em 13 CEOs e 8 policlínicas regionais, construídas e inauguradas pelo governo do Estado.

Os consórcios são constituídos sob a forma de associação pública, entidade autárquica e interfederativa, para a promoção de ações de saúde públicas assistenciais e prestação de serviços especializados, de média e alta complexidade. Todas as regiões de saúde do Estado criaram os consórcios intermunicipais e, os 16 já instalados, administram os CEOs de Juazeiro do Norte, Baturité, Acaraú, Sobral, Camocim, Ubajara, Russas, Brejo Santo, Caucaia, Crato, Crateús, Itapipoca, Limoeiro do Norte e as policlínicas regionais de Tauá, Baturité, Camocim, Pacajus, Itapipoca, Aracati, Brejo Santo e Sobral. Nos consórcios, o Governo do Estado participa com 40%, no mínimo do custeio de cada policlínica, e cada CEO. Os municípios que integram as regiões de saúde compartilham os 60% restantes.

Escreva algo