Quatro cidades da região são vencedoras do Selo UNICEF Município

unicefNa região, os municípios vencedores foram: Deputado Irapuan Pinheiro, Itatira, Piquet Carneiro, Quixeramobim.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciou durante cerimônia no Museu Nacional, em Brasília, os municípios certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012. O Selo é uma iniciativa do UNICEF, em parceria com a Petrobras e a Rede Energia.

O Selo UNICEF Município Aprovado busca fortalecer as políticas públicas municipais que garantem os direitos da infância e adolescência. Ao todo, 399 municípios do Semiárido (AL, BA, CE, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE) e da Amazônia Legal Brasileira (AC, AM, AP, MA, MT, PA, RO, RR e TO) foram reconhecidos pelos seus avanços na melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes. No Semiárido, foram certificados 279 municípios, e 120, na Amazônia.

Durante a cerimônia, também foram renovados o Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia. Os dois compromissos buscam somar forças entre governo federal, governos estaduais, organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas privadas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio no Semiárido e na Amazônia.

Para o articulador Municipal do Selo UNICEF e Presidente do CMDCA de Quixeramobim, Marcos Machado, a conquista do selo é um reconhecimento por todo um exercício de trabalho intersetorial desenvolvido ao longo dos últimos quatrro anos, uma verdadeira vigilância coordenada e monitorada pelo articulador, “todos os avanços que levaram Quixeramobim a certificação só foi possível graças ao compromisso do prefeito Edmilson Junior em escutar e implementar permanentemente as demandas da Comissão Pró-Selo”. O Prefeito Edmilson esteve em Brasília na solenidade nacional de certificação e se diz orgulhoso por selar sua gestão com um reconhecimento tão nobre e sério como é o do UNICEF.

Estiveram presentes no evento o representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl; a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; e a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; os governadores Cid Gomes, do Ceará; Ricardo Coutinho, da Paraíba; Eduardo Campos, de Pernambuco; Wilson Martins, do Piauí; Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte; e Confúncio Moura, de Rondônia; e o senador Cristovam Buarque, do Distrito Federal, além de prefeitos, conselheiros de direitos e articuladores municipais.

A partir da próxima semana, os municípios receberão os troféus e os certificados de reconhecimento e participação em cerimônias organizadas em cada uma das capitais dos Estados envolvidos.