Cedro tem apenas 17% do seu volume total e o açude Souza, em Canindé 8%

compartilhar no:

cedro_seco_fumaca

A situação de abastecimento de água na região do Sertão Central cearense é delicada.

Dos 139 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), apenas o açude Gavião, localizado no município de Pacatuba, está com volume acima de 90%. Atualmente o reservatório acumula cerca de 31 milhões de metros cúbicos (m³) de água, o que representa 92% da sua capacidade total. O açude Cedro tem apenas 17% do seu volume total, hoje Quixadá é abastecido pelo açude pedras brancas.

Outros 35 açudes apresentam volume abaixo de 30%, dentre os quais: Carmina (16%), localizado no município de Catunda, Jerimum(12%), localizado no município de Irauçuba, Jatobá (21%), reservatório do município de Milhã, Madeiro(8%), localizado no município de Pereiro, Broco(9%), no município de Tauá e Souza(16%), reservatório do município de Canindé. De janeiro a setembro deste ano o volume acumulado no estado caiu cerca de 12%. No início do ano o volume era de 70,96%. Atualmente o volume acumulado é de cerca de 58%.

No entanto, apesar do grave período de estiagem que atinge todo o Estado do Ceará, considerado pelos meteorologistas como um dos piores dos últimos 40 anos, atualmente o volume acumulado nos reservatórios cearenses é de 10.667.979 m³ (Dez bilhões, seiscentos e sessenta e sete milhões e novecentos e setenta e nove mil) metros cúbicos de água, o que representa 58,38% da capacidade total do Estado.

De acordo com os técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, a situação dos açudes monitorados pela Companhia e os investimentos realizados pelo Governo do Estado do Ceará nos últimos anos, como é o caso do Eixão das Águas, garantem a segurança hídrica necessária ao consumo humano, industrial e de outros usos.

Escreva algo