Queijo gigante: Quixeramobim produz o maior queijo do mundo

compartilhar no:

queijo_2012_grandeParalelamente ao FestLeite, acontece também a 7ª Feira de Agronegócio, Artesanato, Indústria e Comércio de Quixeramobim (FAICQ).

Mesmo em tempo de estiagem, o município de Quixeramobim conseguiu pela sexta vez produzir um queijo gigante.

Foram necessários 12 mil litros de leite, 120 kg de sal, 3 litros de coalho e 3 litros de cloreto de cálcio. A produção durou cerca de 7 horas e contou com mais de 12 pessoas para a fabricação do queijo que pesou 1023,3 kg. Um grande público aguardava com expectativa o momento da pesagem. Foi necessária uma empilhadeira para conduzir o maior queijo tipo coalho do mundo até o palco. Logo após o resultado oficial, o queijo foi conduzido para um local, na praça onde populares aproveitaram para fotografar e registrar mais uma quebra de recorde de Quixeramobim que mesmo com uma grande seca que atinge todo o nordeste, conseguiu manter-se como a terra do queijo gigante.

Evento tradicional e já inserido no calendário turístico do estado, o FestLeite foi criado com o objetivo de promover, fortalecer e desenvolver o agronegócio. Na feira também são apresentadas novas tecnologias de produção, gestão e comercialização com foco na sustentabilidade, além da valorização da culinária e auto-estima dos moradores.

Na primeira edição do FestLeite, em 2007, o queijo produzido chegou aos 350 quilos. Deste então, as marcas foram superadas consecutivamente na disputa pelo título de maior queijo do Brasil e do Mundo. Em 2008, a peça de laticínio chegou a 718 quilos, ultrapassando o recorde mundial, até então pertencente à Holanda. Em 2009, o queijo gigante alcançou 780 quilos e, em 2010, atingiu 910,5. No ano passado, alcançou a marca de 1.007 kg.

Matéria Relacionada
Quixeramobim na disputa pelo maior queijo do Brasil

Paralelamente ao FestLeite, acontece também a 7ª Feira de Agronegócio, Artesanato, Indústria e Comércio de Quixeramobim (FAICQ), que atende aos setores produtivos do Sertão Central. Com a expectativa de 18 mil visitantes e a movimentação de R$ 230 mil em negócios, os dois eventos tem espaço para comercialização, desfiles, apresentações folclóricas e a escolha da Miss Quixeramobim. Também há atendimento a empreendedor individuais (EI) pelo Sebrae.

Redação
Fernando Ivo

Correspondente em Quixeramobim
O Sertão é Noticia faz parte da rede do portal Revista Central – informação em tempo real com credibilidade.

 

Escreva algo