Previsões para 2012 – Quixadá

compartilhar no:

boladecristalEssas previsões com certeza terão margem de erros acentuada

Politica

Em 2012 mais uma vez vai ter baixarias nas eleições municipais, é um tal de “tome remédio”, “é muita sola”, “é muita peia”, “é 13 de novo”, é isso e é aquilo, mas no final só quem acaba apanhando mesmo é o  povo de Quixadá. Alguns lunáticos e fanáticos simpatizantes de candidatos defendendo um “vaguinha” na prefeitura, sem respeitar o direito democrático do voto livre. 

Trânsito

Teremos novidades! Mais carros e motos nas ruas, a confusão se intensificará até que finalmente o Detran começará a fazer blitz nas ruas e avenidas, motos e carros sendo guinchados para o depósito e os motoristas infratores utilizando as rádios da cidade para protestar contra as multas aplicadas. A pior situação é que os acidentes continuarão a ocorrer, mortes e feridos em registros no perigoso, caótico trânsito da cidade. E o DMT? Sem comentários.

Economia

Continuará crescendo mesmo sem os investimentos governamentais. Quixadá é cidade polo e quem pensa tirar o título para outra cidade estará totalmente enganado. Grandes redes aportaram na cidade e os investidores de olho nesse nicho de mercado. A Usina Biodiesel de Quixadá será ampliada, novos edifícios serão erguidos agora para a venda de imóveis, o comercio se expandirá e novas casas serão demolidas para dar lugar a prédios modernos em áreas antes residenciais.

Turismo

Continuaremos fora do roteiro turístico da Encetur e Embratur, nossa principal cartão postal o açude Cedro continuará abandonado pelos poderes. 7 milhões de reais foram gastos numa estrada sem acostamento e mal planejada onde sumiu a ciclovia do projeto original. Um grande hotel será inaugurado com dinheiro todo investido do BNB, mas que dificilmente terá retorno financeiro com a falta de infraestrutura da cidade para receber bem o turista.

Saúde

A Policlínica será inaugurada, mas haverá dificuldades para contratação de médicos especialistas para a cidade. O Hospital do Coração será inaugurado o que talvez seja a grande surpresa boa para Quixadá. O Hospital Eudásio Barrosos continuará atendendo de forma precária, a Maternidade JMJ enfrentará sua dura e árdua condição de se manter com dificuldades. Os postos de saúde do município continuarão sem médicos e a população deverá mais uma vez ficar refém das sucateadas ambulância que encaminham os casos graves para Fortaleza.

Educação

As Faculdades da cidade devem atrair novos universitários das cidades vizinhas, a Católica de Quixadá espera-se recuperação, mas um choque de gestão atrapalhou demais o bom curso da faculdade. A educação do município continuará o ciclo de não ganhar o Selo Unicef, a evasão dos alunos da rede municipal é uma das mais altas do estado e o nível de aprendizado é desastroso e falido nas ultimas administrações petistas e não haverá mudanças na atual gestão, não há nada para comemorar.

Infraestrutura

A cidade não foi preparada estruturalmente para seu crescimento natural, embora teve politico na cidade que disse que fez essa preparação. Sem obras estruturantes a cidade cresce de forma desordenada e sem controle de uso e ocupação do solo e isso continuará acontecer. Há promessas de duplicações de vias importantes como: Plácido Castelo ao Bela Artes: Centro ao bairros Carrascal I, II e Renascer: Plácido Castelo (Abelardo) ao entroncamento da saída para Fortaleza, mas tudo soa muito como promessas de projetos políticos para buscar reeleição.

Esporte

O time do Quixadá na segunda divisão, isso mostra bem como o esporte é tratado em nossa cidade. O esporte amador está quase abandonado, reconhecemos o esforço do Jean, mas sozinha e sem recursos continuaremos sem grandes eventos esportivos. Quixadá despontava com a cidade dos esportes radicais, mas perdeu esse status por falta de administradores que não valorizam nosso potencial. O que fizeram com o Mazera mostra bem que os últimos prefeitos não gostam nada de esporte, só em ano político que promovem essas copas para promoções pessoais.

Não é preciso ser nenhuma “Mãe Diná” para fazer algumas previsões obvias sobre a realidade de nossa cidade, nossos políticos e administradores são tão previsíveis que qualquer um pode dizer mais ou menos o que vai acontecer, então faça nesse espaço de comentários as suas previsões para 2012 em Quixadá, a margem de erro pode até ser grande, mas as de acertos também.

Fabio de Oliveira
Colunista
As opiniões aqui expressas não necessariamente coincidem com a do portal Revista Central.

 



Escreva algo