Túmulo de jovem atacada por onça em 1921 é o mais visitado em Quixeramobim

compartilhar no:

Finados_2011_QuixeramobimSegundo a crença, quem faz pedido à jovem tem atendido seus pleitos em forma de milagre.

Marcada pelo tradicionalismo religioso, a população do município de Quixeramobim, Sertão Central cearense, desde as primeiras horas de hoje, 02 de novembro, compareceram comparecendo aos campos santos, construídos zona urbana e rural, para reverenciar seus parentes e amigos falecidos. O cemitério Nossa Senhora do Carmo, o principal e mais antigo da cidade, desde as primeiras horas do dia recebeu intensa movimentação. Por volta das 7 h da manhã foi celebrada missa em ação de graças, momento de grande louvor, fé e devoção.

O Cemitério passou por limpeza e conservação realizado pela Prefeitura Municipal de Quixeramobim, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, órgão responsável pela manutenção do campo santo. Além da saudade manifestada pelos visitantes, comerciantes aproveitam o período para ganharem um dinheirinho extra, com a venda de velas a coroas de flores, alimento e água. O serviço de moto-taxi também é ofertado em grande escala, levando os pilotos a disputarem os passageiros na porta do cemitério.

Muitos filhos de Quixeramobim que residem em outras cidades aproveitam o período para o reencontro com familiares e amigos, durante a visita de cova dos entes queridos falecidos. O agropecuarista Miguel Skeff Filho é um desses personagens; hoje residindo com a família na cidade de Horizonte, Miguelzinho de tradicional família quixeramobinense compareceu ao cemitério Nossa Senhora do Carmo, em visita de cova.

De acordo com a administração do cemitério Nossa Senhora do Carmo, o tumulo nº 526 é o mais visitado nesse período, onde estão sepultados os restos mortais da jovem Eulália Pires Leal Filha, nascida em 13 de fevereiro de 1893 na cidade de Quixeramobim, filha de Bernardo Borges Leal e de Lina Angelina Pires Leal. A jovem donzela foi morta, vitima do ataque de uma feroz onça pinta, fato ocorrido em 23 de agosto de 1921, na localidade de Serrinha de Santa Maria. Segundo a crença, quem faz pedido à jovem tem atendido seus pleitos em forma de milagre.

No arruamento irregular por conta das construções e a falta de espaço físico nas dependências internas do cemitério, encontramos diversos túmulos, onde estão sepultados personalidades de nossa comunidade, entre eles: Felenon Augusto Câmara – o pioneiro da comunicação; Luiz Paiva – Pioneiro da estrada de ferro, desde Maria Fumaça; ex-vereador e comerciante expedito de Oliveira Lima; médicos renovados: Pontes Neto e José Alves, cujos são vizinhos do comerciante Antônio Jair de Almeida – o Jairzinho!

Crisanto Teixeira
Reportagem / Foto
Jornalista

Jackson Perigoso
Edição
Acesse também o blog Crisanto Teixeira.


Escreva algo