Bispo de Quixadá prestigia 40 anos de episcopado de Dom Rufino

compartilhar no:

Dom_Rufino_jpgDom Ângelo Pignoli, Bispo de Quixadá foi até a cidade de Parnaíba no Piauí

Dom Joaquim Rufino, Bispo Emérito da Diocese de Parnaíba completou no dia 04 de julho, 40 anos de episcopado.

Pe. Evandro, administrador da paróquia São Gonçalo de Batalha esteve presente na solenidade realizada em homenagem a Dom Rufino em Parnaíba.

Foi um momento especial marcado pela presença de Dom Sérgio da Rocha, ex-bispo de Teresina e recentemente nomeado bispo da arquidiocese de Brasília e de Dom Plínio Pinto da Silva, bispo da Diocese de Picos.

O ponto alto das comemorações foi a celebração eucarística celebrada em ação de graças na catedral de Nossa Senhora da Graça, presidida pelo bispo diocesano Dom Alfredo e concelebrada por Dom Juarez (Bispo de Oeiras), Dom Valdemir e Dom Augusto (Bispos de Floriano). Participação bem particular foi a do bispo diocesano de Quixadá, Dom Ângelo que veio acompanhado de vários padres e seminaristas.

Quixadá foi a primeira diocese de Dom Joaquim Rufino do Rêgo como bispo. Na ocasião Dom Rufino agradeceu a presença de Pe. Evandro e enviou saudações as Irmãs Filhas de Sant’Ana e a todos batalhenses.

Dom Joaquim Rufino do Rêgo (Picos, 14 de janeiro de 1926) é um bispo católico brasileiro e emérito da Diocese de Parnaíba.

Filho de José Gomes do Rêgo e Tereza Maria de Jesus. Fez o curso primário em sua cidade natal e o médio no Seminário de Teresina, onde ingressou em 1940. Em 1947 foi transferido para o Seminário Arquidiocesano de Olinda para cursar Filosofia até o ano de 1948. Em 1949 foi enviado a Roma para continuar sua formação no Pontifício Colégio Pio Brasileiro. Efetuou seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana, especializando-se em Teologia Dogmática.

Sua ordenação sacerdotal ocorreu em Roma no dia 5 de outubro de 1952. Ao retornar ao Brasil assumiu o cargo de Vigário Auxiliar da Catedral Diocesana de Oeiras no Piauí onde também era secretário do bispado. Em 1956 assumiu a paróquia de Simplício Mendes dedicando-se à construção da Igreja Matriz Paroquial. Em 1961 assumiu a paróquia de Picos onde foi eleito Bispo por Sua Santidade o Papa Paulo VI para a nova Diocese de Quixadá em 21 de abril de 1971. Deixou a paróquia de Picos em 30 de abril do mesmo ano.

Recebeu em 4 de julho de 1971 a ordenação episcopal das mãos de Dom Umberto Mozzoni, Núncio Apostólico no Brasil, em concelebração realizada em Picos. Tomou posse da Diocese de Quixadá na data de sua instalação em 20 de agosto de 1971 em solenidade presidida por Dom Hunberto Mozzoni que depois de instalada a nova Diocese deu posse ao seu primeiro Bispo Diocesano.

Dom Rufino governou a Diocese por quase 15 anos como Bispo Diocesano até 2 de abril de 1986 quando anunciou sua eleição para a Diocese de Parnaíba.



Escreva algo