“Big Brother Banabuiú”: Cidade está completamente cheia de câmeras de segurança

compartilhar no:


camaras_banabuiu‘Reality show’ da vida real visa garantir a segurança da população e dos bens publicos!

camaras_banabuiu2Com o objetivo de inibir ações criminosas na cidade de Banabuiú, no Sertão Central cearense, a prefeitura Municipal transformou a cidade em uma verdadeira casa de ‘reality show’, por todo o perímetro urbano foram instaladas câmeras de segurança com centrais de monitoramentos.  A população e principalmente a classe empresarial tem aprovado a iniciativa.

O município possui uma população estimada de 17.320 habitantes, é constituído de cinco distritos: Banabuiú, Laranjeiras, Pedras Brancas, Rinaré e Sitiá, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. O efetivo policial é bem abaixo do necessário, o que facilitou três arrombamentos ao Banco do Brasil, assaltos as agências lotérica e de correrios em 2010, deixando os clientes por vários dias sem atendimento, prejudicando também o comércio local.

Mesmo com tantas ações delituosas na cidade, não foram suficientes para que as autoridades públicas estaduais enviassem reforço para tranquilizar a população. Preocupado por ser cobrado todos os dias, o prefeito municipal Veridiano Pereira de Sales, resolveu tomar uma drástica atitude, instalou equipamentos de última geração em vários locais estratégicos para ‘espantar’ a bandidagem que imperou na zona urbana.

Mesmo a segurança pública não sendo uma atribuição do Poder Municipal, o prefeito Verifiano Sales explica o lhe motivou a criar este programa pioneiro na região central do Ceará, “a população não quer saber de quem é a competência da segurança. Quer solução e ninguém ver o governador ou o Secretário de Segurança todos os dias em Banabuiú, ver o prefeito, então quem leva a culpa por tudo é sempre o prefeito”. Conforme o gestor 10 câmeras com alta definição e com longo alcance foram distribuidas em locais visíveis.

A cidade “Big Brother Banabuiú” é a primeira do estado do Ceará de pequeno poste a instalar câmeras, sendo também a prioneira na região do Sertão Central. Hoje cidades como Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte e Sobral já contam com um sorfisticado sistema de monitoramento.

Os primeiros resultados já são vistos na cidade BBB do Sertão Central, vandalismo a meia noite na Praça principal já não mais acontecem, isso porque todos sabem que estão sendo filmados. Conforme o agente do Pró-cidadania, Lúcio de Âlcantara, a polícia já evitou um furto a um comércio, dois elementos ao tentarem arrombar um estabelecimento foram flagrados e logo presos, o outro registro foi um abalroamento entre dois veículos, um deles tentou furgir, mas não escapou das câmaras.

Atualmente o monitoramente está sendo feito na sede do Destacamento da Polícia Militar de banabuiú, porém, assim que a Delegacia Municipal for inaugurada, possivelmente até o fim do semestre, serão dois locais. Um lugar secreto fica o armazenamento das informações.

Além dos locais abertos, a prefeittura também está instalando câmeras nas repartições públicas com objetivo de monitorar o atendimento a população. O prefeito explica que três câmaras foram instaladas no hospital, isso porque haviam muitas reclamações de pacientes, “muitas pessoas reclamam da forma de atendimento, então vamos ficar observando quem está agindo dessa forma, é bom para a população e principalmente para os profissionais que trabalham correto, que mesmo assim estava sendo culpado”, esclarece.


Escreva algo