Choró comemora 19 anos de emancipação política e administrativa

compartilhar no:

Choro_acude_pompeuChoró vem do chorron que Tupi Guarani e significa murmurar ou pássaro que tem um canto que parece um murmúrio.

Os choroenses comemoram neste domingo, 27, os seus 19 anos de emancipação política e administrativa com muitas atrações. A programação festiva vem desde do carnaval que foi um dos mais atraentes da região do Sertão Central cearense. Hoje belas garotas desfilam em busca de ser coroada como a mulher mais bonita do jovem município.

De acordo com o prefeito José Antonio Mendes Rodrigues, populamente conhecido como Dé, durante a semana passada aconteceram vários eventos com engajamentos da população, principalmente os estudantes. Como um torneio municipal que atraiu centenas de jovens, teve ainda exposição de fotografias, feira de artesanato, festival de violeiros, escolha das rainhas dos distritos e sede, cujas, as mais colocadas disputam logo mais a coroa de alteza, também foi realizado atendimento social aos moradores. Neste domingo além da escolha da rainha, porém, bem antes acontecerá à tradicional corrida de jegue e atletismo com inicio às 8 horas, à tarde é a final do torneio do município e a noite para fechar com estilo as bandas de forró Furacão e Moral colocarao o público pra dançar.

Criado em 1992 pelo decreto estadual nº 1156, de 04-12-1933, o município do Choró é administrado pelo tucano José Antonio Mendes Rodrigues, tem uma população 12.853, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, além de uma área de 816 Km².

Histórico:

O antigo povoado de Choró, hoje município, tem sua origem centrada pelas dificuldades, assim como tantos outros municípios do Nordeste. O então distrito do Choró surgiu numa época de seca, onde mais uma vez o Ceará se via castigado por uma grande estiagem.

Mais uma vez a solução encontrada era a açudagem. Assim como já tinha acontecido com o açude nas encostas da Serra do Estevão. Traria água em abundância e ao mesmo tempo salvaria lavouras de fazendas circunvizinhas.

E como em todo lugar onde existe trabalho e água, existe fartura e muita gente, não tardou muito para que com a notícia da construção do açude, chegasse gente de toda a parte a procura de emprego na obra. Muitos resolveram ficar, construíram famílias, criaram laços e aos poucos ia surgindo o Choró de hoje. Primeiro um povoado, algumas fazendas, depois vila, distrito e hoje município.

Elevado à categoria de município com a denominação de Choró, pela lei estadual nº 4447, de 02-01-1959, desmembrado de Quixadá. Sede no antigo distrito de Choró. Constituído dos distritos: Choró, Caiçarinha, Daniel de Queiroz ex-Muxipo e Dom Maurício, todos desmembrados do município de Quixadá.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído dos distritos: Choró, Caiçarinha, Daniel de Queiroz e Dom Maurício.

Pela lei estadual nº 6800, de 21-12-1963, são criados os distritos de Marajá e Muquém e anexados ao Município de Choró.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 6 distritos: Choró, Daniel de Queiroz, Caiçarinha, Dom Maurício, Marajó e Muquém.

Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, o município de Choró é extinto, sendo seu território anexado ao município de Quixabá.  Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, Choró é distrito de Quixadá. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Choró, pela lei estadual nº 11926, de 27-03-1992, desmembrado de Quixadá. Sede no antigo distrito de Choró. Constituído de 2 distritos: Choró, Caiçarinha. Desmembrado de Quixadá. Instalado em 01-01-1993. Pela lei municipal nº 27, de 15-09-1993, são criados os distritos de Barbada Maravilha e Monte Castelo e anexado ao município de Choró.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 5 distritos: Choró, Barbada, Caiçarinha, Maravilha e Monte Castelo. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Pela lei nº 172, de 13 de novembro de 2001, é criado o distrito de Santa Rita e anexado ao Município de Choró.  Em divisão territorial datada de 2007, o município é constituído de 6 distritos: Choró, Barbada, Caiçarinha, Maravilha, Monte Castelo e Santa Rita.

 


Escreva algo